sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Munique: Governo do Ceará assina acordo com a Linde/White Martins para a produção de Hidrogênio Verde no Pecém

 

Esse é o 12º memorando de entendimento assinado pelo governador Camilo Santana para atração de investimentos ao HUB de Hidrogênio Verde do Ceará

O governador Camilo Santana assinou nesta sexta-feira (29), em Munique, na Alemanha, acordo com a multinacional alemã Linde para implementação de uma planta de Hidrogênio Verde no Ceará. Maior empresa global na produção de gases industriais e engenharia, a Linde é representada na América do Sul pela White Martins. Esse é o 12o memorando de entendimento assinado pelo Ceará para a produção de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).



“A Linde está investindo muito em tecnologias na área de Hidrogênio Verde e enxerga o Ceará com grande potencial para a produção de energia limpa, devido às condições favoráveis de vento e sol, além da localização privilegiada do estado. Estamos muito confiantes de que vamos firmar mais essa importante parceria para a produção de Hidrogênio Verde”, citou o governador Camilo Santana durante a assinatura do memorando de entendimento, que foi realizada na sede da empresa.

O vice-presidente Global da Linde, David Burns, comentou a assinatura do acordo com o Governo do Ceará. “É uma satisfação muito grande trabalharmos juntos nesse projeto. A White Martins já tem sua planta (de oxigênio) no Pecém, e agora temos a necessidade de produzir combustível sustentável. A Linde tem buscado parceiros e o Ceará tem muito potencial nesse sentido. Acredito que essa será uma parceria muito importante para o estado, para o Brasil e para a Europa”, citou Burns.



“Estamos preparando o Ceará para um futuro bem diferente do que estamos vivendo hoje. Nosso estado tem total condições de se tornar um player mundial na produção de Hidrogênio Verde”, disse o secretário do Desenvolvimento e Trabalho, Maia Júnior. A assinatura do memorando contou ainda com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; e do secretário de Relações Internacionais, César Ribeiro, além do diretor da White Martins, Guilherme Ricci, entre outros diretores da multinacional alemã.
Hidrogênio Verde

O HUB de Hidrogênio Verde do Ceará, instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, foi lançado neste ano em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). A ideia é buscar reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Ceará, para assim impulsionar a economia do Estado. O hidrogênio verde (H2V) é produzido através de fontes renováveis e é atualmente considerado o pilar da transformação.



Até o momento já foram assinados 12 memorandos de entendimentos com empresas nacionais e internacionais para implantação de projetos no HUB de Hidrogênio Verde do Estado. “Esse é um passo importante para a descarbonização do mundo. Estamos em uma grande força-tarefa para transformar o Ceará em um HUB de Hidrogênio Verde, que é o combustível do Futuro. O mundo inteiro procura alternativas para reduzir a emissão de poluentes. Além disso iremos mudar a realidade socioeconômica do Ceará com novas oportunidades de emprego e renda para os cearenses”, afirmou o governador Camilo Santana.
Agenda

O governador Camilo Santana tem participado nesta semana, no exterior, de uma série de reuniões e assinatura de acordos para atração de investimentos ao Ceará. Nos últimos dias foram realizadas reuniões com o grupo aéreo Air France/KLM e com o embaixador do Brasil na França, Luiz Bernardo de Andrade Serra.

Em Roterdã, na Holanda, foi assinado memorando de entendimento com consórcio da área de Hidrogênio Verde. Além disso, a comitiva cearense realizou ainda encontro com a diretoria do Porto de Roterdã, que é parceiro do Porto do Pecém, e se reuniu com o embaixador Paulo Roberto Castilhos França. Na Alemanha, em Munique, foi assinado acordo com a empresa Linde para atrair investimentos para o Ceará na área de Hidrogênio Verde.

Já em Glasgow, na Escócia, Camilo Santana estará na abertura da COP26, principal conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU), e fará reunião com o grupo Fortescue Metal, gigante australiana que assinou memorando de entendimento recentemente com o Estado.

*Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá