quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Primeira-dama do Ceará, Onélia Santana recebe título de cidadã de Fortaleza em reconhecimento ao trabalho voltado para a infância

 

Idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, recebeu nesta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Fortaleza, o título de cidadã fortalezense. A comenda concedida a Onélia, que é natural de Juazeiro do Norte, foi entregue no Plenário Fausto Arruda, com presença restrita, em respeito aos protocolos sanitários adotados em virtude da pandemia de Covid-19.

Acompanhando a primeira-dama, o governador Camilo Santana agradeceu à Câmara e considerou de muita importância a homenagem que o Parlamento prestou à primeira-dama. “É importante porque ao longo desses sete anos a Onélia se dedicou ao meu lado a ajudar os cearenses, principalmente numa área prioritária que é a infância. Cuidar das crianças é cuidar do futuro do Ceará”, afirmou o governador.

Camilo Santana apontou, ainda, que hoje o Ceará tem um uma política pública das mais consolidadas, aprovada por lei, na Assembleia Legislativa, que é o Programa Mais Infância Ceará. “É um programa com vários eixos de ação e tudo feito sob a liderança da primeira-dama. Ficamos felizes, mas essa homenagem aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, disse o governador.



Emocionada e grávida do terceiro filho, Onélia Santana também agradeceu ao Parlamento pela honraria e avaliou que o Mais Infância Ceará tem, hoje, visibilidade nacional. “Para mim é uma grande emoção, uma alegria enorme de estar na Câmara recebendo o título de cidadania dessa cidade que me acolheu tão bem depois que eu cheguei aqui, vindo do Cariri”, afirmou Onélia. “Estou bastante lisonjeada em receber o título de cidadã de Fortaleza, terra da luz, cidade do povo trabalhador e próspero que me acolhe há muitos anos, onde resido com a minha família, nasceu minha filha Luísa e aguardo a vinda do José, meu terceiro filho, que se encontra no meu ventre há oito meses. Agradeço o carinho da população de Fortaleza, que deu expressivas demonstrações de confiança e aprovação a Camilo nas duas eleições para governar o Ceará”.

Onélia Santana, que é psicopedagoga, falou em seu discurso que a neurociência diz que as experiências ocorridas na infância terão influência ao longo de toda a vida, seja na área da saúde, seja no seu bem-estar social, emocional e cognitivo. “Baseado nisso, o governo do estado fortalece as ações e políticas para a infância e há seis anos lançou o programa Mais Infância Ceará com intuito de ter um olhar especial voltado para essa fase”, ressaltou. “Tenho a honra de idealizar e articular junto a secretários, técnicos do estado, municípios e entidades parceiras, um programa consolidado após anos de avanços e conquistas”.



Para o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, a comenda que foi aprovada por unanimidade na Casa legislativa, reconhece o trabalho exemplar da primeira-dama do Estado. “A Onélia tem um serviço prestado aqui na cidade de Fortaleza e por todo o estado do Ceará. Ela não é de Fortaleza, e por esse motivo está recebendo esse título, mas merece pelo conhecimento que tem da nossa população fortalezense e mais ainda pelo trabalho que vem desempenhando aqui na nossa cidade ao lado do governador Camilo Santana”.



O título foi proposto pelo vereador Léo Couto. Ao propor a honraria, o parlamentar ressaltou que Onélia realiza trabalho notável e exemplar no Estado do Ceará. Durante a cerimônia, em discurso apontou ainda que a primeira-dama Onélia possui relevantes e reconhecidos serviços prestados ao povo fortalezense, especialmente no tocante ao desenvolvimento infantil. “Hoje nós entregamos mais do que apenas um título. É a demonstração do nosso agradecimento pelo trabalho que a primeira-dama realiza em Fortaleza. Onélia sempre foi uma mulher forte, vitoriosa e digna de reconhecimento. Sempre se preocupou com a fase da vida mais importante, a infância”, apontou Léo Couto, em discurso durante a cerimônia.

Participaram da homenagem a vice-governadora Izolda Cela; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão; a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; prefeito de Fortaleza, José Sarto, além de secretários estaduais e municipais, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Saiba mais

O Programa Mais Infância Ceará estabelece bases sustentáveis para o desenvolvimento integral das crianças. Desde 2015 já são 314 equipamentos entregues pela iniciativa, que virou lei e tem garantia de continuidade com ações intersetoriais em todos os municípios do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá