Durante a ordem do dia da sessão plenária desta quarta-feira (22/04), o deputado Moisés Braz (PT) lamentou a morte, no último domingo (19/04), do líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Manoel José dos Santos. Segundo Moisés Braz, ele é considerado o “maior líder sindical da agricultura familiar”. “Estamos de luto porque era um grande sindicalista, militante e defensor das lutas sociais”, ressaltou.
Segundo o petista, Manoel entrou para o sindicalismo rural no início dos anos 1970, quando foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada (PE). Foi o primeiro secretário rural da Central Única dos Trabalhadores (CUT) daquele estado, onde também ajudou a construir o Partido dos Trabalhadores.
O ápice da carreira de Manoel no sindicalismo ocorreu em 1998, quando foi eleito presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Destacou-se na construção do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e na formulação de políticas públicas e sociais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Moisés Braz também lembrou a realização de audiência pública, nesta quarta-feira, na superintendência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para discutir a questão do agendamento de perícia médica para trabalhadores rurais da região do Vale do Jaguaribe. “Acho uma injustiça um trabalhador rural se acidentar, precisar fazer uma perícia e só conseguir quando ficar bom, perdendo direito ao benefício”, criticou.
*Com informações da AL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário