segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Para Eunício, Tasso reforçará luta pelo Ceará

Eunício senado

Os 27 senadores eleitos foram empossados neste domingo

Ao saudar a renovação das bancadas no Senado, o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE), salientou que uma das grandes conquistas neste início de legislatura para o Ceará e para o Congresso Nacional é o retorno de Tasso Jereissati (PSDB-CE) à Casa. "Recebo o Tasso com muita alegria, depois de uma árdua campanha, quando aprendemos a nos conhecer melhor, sei que ele irá contribuir com muita transparência, eficiência e muita luta pelo Ceará. Aqui, juntos, vamos continuar lutando por uma Ceará mais justo e soberano," adiantou.

Questionado sobre questões importantes para o Ceará, Eunício lamentou e disse custar a acreditar que a informação da desistência, pela Petrobras, de instalação da Refinaria Premium II não fosse de conhecimento dos governantes ou dos que deixaram o governo há poucos dias e que em nenhum momento foi compartilhada com a bancada para que fosse transformada em mobilização junto a União.

Eu não acredito que os governantes do estado não tivessem essa informação. Entretanto, venderam uma informação diferenciada para a população os eleitores. Lamentavelmente isso aconteceu. Ao invés de juntar, unir toda a bancada em prol de uma causa importante para todos os cearenses, silenciaram e mentiram, dizendo que a refinaria já estava confirmada. Minha indignação não é apenas política, é de alguém que tem responsabilidade, que poderia ter dado contribuição maior, que poderia ter se mobilizado com outros companheiros, disse.

Eunício chegou a comparar as informações e uso político em torno da refinaria com o anúncio do início das operações da usina de cana de açúcar de Barbalha. Durante a campanha, venderam a ideia que o Ceará já estava com a refinaria. Assim como venderam para a região do Cariri, dizendo que terá um novo boom na questão canavieira, que vai acontecer na cidade de Barbalha, com investimento de quase 200 milhões.

Lamentavelmente essas questões aconteceram, mas nós vamos cuidar aqui da defesa dos interesses do nosso estado, assegurou.

Transposição e Transnordestina

Eunício ainda observou que é preciso mobilização de toda a bancada para não permitir que demais obras estruturantes para o Ceará sejam colocadas em segundo pleno ou totalmente esquecidas. É preciso colocarmos que
todas essas ações são prioritárias para nosso Estado, principalmente nesse momento de seca e dificuldades econômicas que o País enfrenta, defendeu.

Eunício quer combater o partido trampolim

Uma das prioridades defendidas por Eunício para essa 55ª Legislatura é a realização de uma reforma política ampla e participativa. De acordo com ele, um dos pontos mais urgentes a serem alterados seria a criação desenfreada de partidos políticos, são usados apenas como trampolim para desmantelar a política brasileira.

Não podemos mais conviver com a promiscuidade de termos aqui mais de 30 partidos e outras dezenas de partidos sendo formados para fazer justamente a malandragem política que nós queremos combater no Brasil.

Ninguém vai contar com o PMDB para ampliar ainda mais essa confusão, essa balburdia política afirmou.

Ainda sobre a reforma política, Eunício defendeu a aprovação do financiamento público de campanha, a instituição do voto distrital misto e da cláusula de barreira.

Como líder, Eunício enumerou outras questões importantes que serão defendidas pelo PMDB junto às demais bancadas. O PMDB tem papel fundamental em todas as questões do ponto de vista estruturantes desse país. Na questão da reforma política, na questão da reforma tributária, do pacto federativo, a questão do código penal. Temos ainda, matérias importantes que vamos acompanhar aqui especialmente para o meu querido estado do Ceará, garantiu.

Eleição da Mesa


Neste domingo os senadores reelegeram, por 49 votos, o senador Renan Calheiros como presidente do Senado. A indicação ao cargo de maior importância da mesa foi feita após votação dentro da bancada do PMDB. O também candidato à presidência, senador Luiz Henrique (PMDB-SC) pleiteou a vaga em candidatura avulsa e obteve 31 votos.

Mesmo os dois senadores sendo do PMDB, Eunício afirmou após o resultado já trabalha pela harmonização e unificação da bancada. Meu papel de líder é de fazer a mediação, de harmonizar a bancada, em torno dos 
interesses do Brasil, daquelas questões que o PMDB defende, a transparência e defendendo esse novo momento político que está aí, informou.

Um acordo de líder feito em plenário repassou para esta terça-feira (03) a eleição dos demais cargos da mesa. Serão escolhidos o 1º e 2º vice-presidente da mesa, os quatro secretários e seus suplentes.

(Assessora de imprensa Eunício Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário