sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Postagem no Tumblr desencadeia repercussão sobre cor de vestido

View image on Twitter


Quais cores você enxerga no vestido acima? O vestido é branco e dourado? Ou é azul e preto? Pois esta dúvida mobilizou uma discussão na internet na noite desta quinta-feira. A foto postada na conta da usuária swiked no Tumblr gerou repercussão após a garota pedir ajudar para identificar qual é a cor da peça.

O site BuzzFeed embarcou na dúvida e fez até uma enquete com as opções — 75% dos internautas escolheram branco e dourado, contra 25% de preto e azul. Além de muitos memes pipocando nas timelines mundo afora, a revista Wired fez uma matéria explicando como "olhos e cérebros humanos evoluíram para ver a cor em um mundo iluminado pelo sol".

Bevil Conway, neurocientista ouvido pela Wired, explica que a diferença tem a ver com as três tonalidades que enxergamos ao longo do dia, que cria um eixo cromático que varia entre um vermelho/rosado do amanhecer, passando por um azul/branco do meio-dia e um crepúsculo avermelhado.

Na hora de reconhecer a cor do vestido, há um desconto dessas tonalidades: azul para quem enxerga o vestido branco e dourado, e dourado para quem enxerga as cores azul e preto.

*Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá