quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Audiências públicas discutem impacto ambiental de mineração em Santa Quitéria



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoverá, a partir desta quinta-feira (20) até sábado (22), audiências públicas para discussão do Estudo de Impacto Ambiental do Projeto Santa Quitéria e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).

As audiências fazem parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento, que consiste na instalação de um complexo minero-industrial dedicado à lavra e ao beneficiamento da jazida Itataia, onde o fosfato se encontra associado ao urânio, no município de Santa Quitéria (CE).

Estarão presentes, para prestar esclarecimentos ao público, técnicos das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e da Galvani – empresas que formam o Consórcio Santa Quitéria –, especialistas em medicina e radiação, segurança e proteção radiológica, meio ambiente e processos industriais. As audiências também terão a presença de representantes dos governos municipais de Santa Quitéria e Itatira e do governo do Ceará, entre outras autoridades.

O Consórcio Santa Quitéria organizou um esquema de transporte para facilitar o acesso dos moradores da zona rural às audiências:

20 de novembro: Santa Quitéria
Local: CFR Academia. Rua Napoleão Camelo, 1.222
Horário: a partir das 19 horas

21 de novembro: Itatira
Local: Escola Municipal Adelídia Magno de Oliveira. Rua José Padre Laurino, s/no
Horário: a partir das 19 horas

22 de novembro: Distrito de Lagoa do Mato / Itatira
Local: Escola Nazaré Guerra. Avenida Nossa Senhora do Carmo, s/no
Horário: a partir das 14 horas

Saiba mais

O Projeto Santa Quitéria consiste na instalação de um complexo industrial dedicado à mineração e beneficiamento de dois minerais - o fosfato e o urânio - que se encontram associados na jazida de Itataia, localizada no município de Santa Quitéria, Ceará.

Serão investidos R$ 850 milhões na implantação do empreendimento que produzirá fertilizante fosfatado para a agricultura, fosfato bicálcico para alimentação animal e concentrado de urânio, destinado à produção de energia nas usinas nucleares brasileiras.

O empreendimento é estratégico para o país, porque vai permitir uma redução de 50% nas importações de fosfatados e quadruplicar a atual capacidade de produção de concentrado de urânio.

O Projeto Santa Quitéria conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, que atuará na implantação de infraestrutura de abastecimento de água, energia elétrica e na capacitação de mão de obra local, entre outras ações.

* Com informações do Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá