segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Devotos lotam Canindé na abertura dos festejos a São Francisco


Da aurora ao crepúsculo, um dia marcado por devoção, reflexão e celebração: assim foi a abertura da tradicional Festa de São Francisco das Chagas de 2023, neste domingo, 24, em Canindé, a 121,3 km de Fortaleza.

Caravanas com romeiros de diversas partes do País chegaram à cidade e se juntaram a milhares de canindeenses para dar início aos festejos em homenagem ao padroeiro, que seguem até 4 de outubro, nessa que é considerada a segunda maior manifestação franciscana do mundo.

São esperados mais de um milhão de fiéis para a festa, que terá 11 dias de programação com missas, atendimento a confissões, procissões e novenas em torno do tema “São Francisco nos ensina a evangelizar em fraternidade”.

O céu ainda escuro foi iluminado pelos fogos de artifício que anunciavam o começo do evento enquanto os devotos acompanhavam o hasteamento das bandeiras na praça da Basílica, ao som de orações e cantos franciscanos.

O presidente da celebração, frei Gilmar Nascimento, reitor da Paróquia-Santuário São Francisco das Chagas, fez um convite à comunidade: “Que nesta festa possamos exercer a comunhão e o olhar empático para o outro. A evangelização se dá quando acolhemos a todos e não fazemos diferença dos outros”.

As badaladas dos sinos conduziram os fiéis para as atividades dedicadas ao santo conhecido como padroeiro dos pobres e dos animais. Assim como locais sagrados como a Basílica, os visitantes foram convidados a conhecer lugares como a Gruta de Nossa Senhora e a Casa dos Milagres.

Além de marcar a primeira procissão com o Painel de São Francisco pelas ruas, a edição deste ano simboliza o centenário da presença da Ordem dos Frades Menores (OFM) no município.

Via O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário