sexta-feira, 29 de setembro de 2023
Festa de São Francisco reúne mais de 1,5 milhão de pessoas na cidade de Canindé (CE)
Crédito: Secom Ceará
Com uma estimativa de receber 1,5 milhão de pessoas, a cidade de Canindé, no Ceará, recebe até o dia 4 de outubro uma grandiosa festa de São Francisco de Chagas. Este ano, a festividade gira em torno do tema "A evangelização fraterna segundo os ensinamentos de São Francisco". A cidade é reconhecida como o segundo maior centro de devoção franciscana em escala global, consolidando-se como um epicentro da fé popular no Brasil durante esse período festivo.
De acordo com a secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, as pousadas e meios de hospedagem disponíveis na cidade alcançam lotação máxima durante as festividades. “O turismo religioso em Canindé desempenha um papel vital não apenas no fortalecimento da identidade espiritual da região, mas também ao impulsionar a economia local e promover a diversidade cultural do Ceará”, destaca Yrwana.
Canindé está situado no coração do sertão do Ceará e é responsável por celebrar anualmente a festa de São Francisco de Chagas, evento que envolve muita fé, tradição e celebração. Os visitantes saem de todas as regiões do Brasil, em especial do Norte e Nordeste para celebrar São Francisco durante os dez dias de festividades, participando de promoções, missas, procissões, novenas e atividades sociais.
Durante os dez dias a cidade se transforma em um ponto de encontro para os devotos que viajam em busca de renovar a sua fé e agradecer as graças alcançadas. Muitas pessoas comparecem ao local caracterizados, utilizando a batina marrom, semelhante à que São Francisco vestia.
Seguindo até o Natal, os festejos de São Francisco são o carro chefe da economia e do turismo municipal, gerando movimentação na cidade até o final do ano. Entre as atrações da cidade, está um dos pontos turísticos mais famosos, a estátua de São Francisco. O monumento está localizado no alto do Moinho, parte mais elevada que pode ser vista de qualquer ponto da cidade e região próxima e possui 30,5 metros de altura e é uma das mais altas do país.
HISTÓRIA – São Francisco de Chagas é conhecido pela sua proteção aos animais e à natureza, em meados do século XVII. As festividades em devoção ao santo, tiveram início em 1923, quando os franciscanos chegaram a Canindé e assumiram a Paróquia no dia 26 de março, um domingo de ressurreição.
Canindé se destaca como uma das principais referências do turismo religioso do Ceará. São Francisco é o principal motivo dos viajantes irem à cidade. Ao longo do ano, o comércio se prepara para receber os milhares de devotos e fornecer artigos religiosos e produtos que mais movimentam o varejo.
FESTIVIDADES RELIGIOSAS – No Brasil, anualmente, o turismo religioso gera R$ 15 bilhões, incluindo mais de 300 municípios que possuem atrativos do segmento. As viagens domésticas também geram 8,1 milhões, que somadas aos excursionistas chega a 18 milhões.
Prova disso é a tradicional celebração da Semana Santa que, reuniu, mais de 1,3 milhão de fiéis, em 2023, e movimentou as cidades de Aparecida (SP), Juazeiro do Norte (CE), Trindade (GO), Brejo da Madre de Deus (PE) e Planaltina (DF). Para os cristãos, a Semana Santa é marcada por rituais e relembra as ações e mensagens de Jesus Cristo.
E não acaba aí. Dedicado à Nossa Senhora de Nazaré, o Círio Nazaré de 2023 acontece no mês de outubro, e espera atrair, novamente, milhares de pessoas. Somente no ano passado, o evento reuniu mais de 3 milhões de pessoas. A procissão que acontece todo domingo, promove uma grande celebração de fé em Belém (PA), no maior cartão postal da cidade, com erveiras, personalidades típicas do lugar e milhares de turistas.
Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário