quinta-feira, 27 de junho de 2019

PF prende assessor especial do ministro do Turismo; é o caso das candidaturas laranjas do PSL


Mateus Von Rondon, assessor especial do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, foi detido em Brasília, nesta quinta-feira, pela Polícia Federal. Ele é acusado de integrar esquema de supostas candidaturas de laranjas do PSL de Minas Gerais. A informação é do Portal G1.

Além Rondon, foram presos em Ipatinga um dos coordenadores da campanha de Álvaro Antônio à Câmara dos Deputados em 2018, Roberto Silva Soares, e um ex-assessor do ministro na Câmara dos Deputados, Haissander Souza de Paula. A PF investiga o caso desde fevereiro, com o Ministério Público Eleitoral.

O PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, é suspeito de usar candidatas de fachada para desvio de recursos do fundo eleitoral. Promotores veem indícios de fraude em caso de mulheres que receberam volume considerável de dinheiro, mas tiveram poucos votos. A suspeita é que elas não fizeram campanha e combinaram a devolução de recursos ao partido.

A empresa do assessor Mateus Von Rondon aparece na prestação de contas de quatro candidatas a deputada estadual e federal suspeitas de terem sido usadas como laranjas pelo PSL de Minas.

Ao todo, Lilian Bernardino, Naftali Tamar, Débora Gomes e Camila Fernandes declararam ter pago quantia de R$ 32 mil à empresa de Von Rondon. De acordo com a PF, ao que tudo indica, a empresa foi criada só para esta finalidade, pois foi fechada logo após o fim das eleições.

*Eliomar de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá