quinta-feira, 27 de junho de 2019

Após reforma e ampliação, Governo Municipal de Acaraú reabre Abatedouro Municipal





No último sábado, 22/06, o Governo Municipal de Acaraú reiniciou as operações do Abatedouro Público municipal após reforma e ampliação. O novo espaço garante qualidade do abate dos animais que são comercializados no Mercado Público e frigoríficos antes de chegar a mesa dos consumidores. As melhorias realizadas no novo abatedouro atende a todos os critérios exigidos pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (ADAGRI). Entre as mudanças, nova área de contenção do gado, construção de novas fossas sanitárias, cercado, novos equipamentos, tanques de decantação de resíduos, área de manejo, pavimentação em pedra tosca no seu entorno, aquisição de insencibilizadores dentre outros.

O abatedouro conta com uma equipe composta por 02 (dois) veterinários, 01 (um) zootecnista e 01 (um) técnico agropecuário, que realizam a observação dos animais antes e durante o abate, bem como a inspeção da carne e viceras após o abate. A carne que será comercializa para a população chega no Mercado Público em veículo refrigerado. "Todas as carnes comercializadas no mercado público são abatidas no abatedouro municipal, não sendo aceita a entrada de carnes de abatedouros clandestinos", disse Malu Soares, Secretária de Agronegócio, Irrigação, Pesca e Desenvolvimento Econômico.

“A ADAGRI fez a vistoria no equipamento e hoje o abatedouro está certificado pelo serviço de inspeção estadual para receber animais (bovinos, suínos, ovinos, caprinos, etc) e comercializa-los para todo a região. Estou muito feliz em entregar esse abatedouro reformado, que contribuirá muito com o crescimento da cadeia produtiva, bem como nós consumidores teremos a certeza de estar nos alimentando com uma carne de qualidade”, afirmou o prefeito Alexandre Gomes.

O abatedouro funciona durante cinco dias, exceto as quartas-feiras e domingos, com capacidade diária para abater 30 bovinos, 20 suínos e 10 caprinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá