quarta-feira, 27 de junho de 2018

Governo do Ceará inaugura nova sede da Escola Otávio Terceiro de Farias, no José Walter


A população do bairro José Walter, em Fortaleza, recebeu nesta quarta-feira (27) a nova sede da Escola de Ensino Médio Professor Otávio Terceiro de Farias. A unidade tem capacidade para atender até 1.200 alunos nos três turnos. O investimento para construir e equipar o prédio foi de R$ 8,7 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual.

A unidade de ensino, que havia sido fundada em 1977, ganhou nova estrutura, constituída de três pavimentos, com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, além de ginásio poliesportivo.

O governador Camilo Santana lembra que várias gerações já passaram pela escola e que a entrega do novo prédio representa a conquista de um sonho pela comunidade. “Cada vez mais estamos investindo na valorização dos professores e na estrutura física das escolas, pois o bom ambiente incentiva os alunos e a comunidade acadêmica a se dedicarem mais e a obterem melhores resultados”, reforça.



Os números crescentes de ingresso na universidade, que neste ano chegaram a 16.897, mostram o avanço na qualidade do ensino público cearense, conforme ressalta Camilo. “Por isso, o Ceará hoje é considerado o estado com a melhor educação pública no país. Temos destaque no ensino fundamental, assim como temos a maior rede de escolas profissionalizantes, e estamos em segundo lugar no número de escolas em tempo integral, com o propósito de ficarmos em primeiro, em breve”, conclui o governador.

A estudante Tainara Gonçalves, que cursa a 3ª série na Escola Otávio Terceiro de Farias, ficou entusiasmada com a nova estrutura e se disse motivada a estudar mais. “O fato de termos laboratórios, espaços maiores para a prática de esportes e apresentações, além de salas climatizadas, nos impulsiona e incentiva a aprender mais. Agradeço a todos que contribuíram para que o sonho deste novo prédio fosse realizado”, salienta a aluna.

Equipamentos

Conforme a diretora Sheyla Socorro Sales, que está à frente da instituição há seis anos, os indicadores educacionais da escola têm melhorado ao longo do tempo, e a projeção é de que a nova estrutura estimule ainda mais os jovens a se desenvolverem.

“Teremos à nossa disposição uma estrutura que representa o que há de mais moderno na educação de nosso estado, com laboratórios equipados, espaços para lazer e prática esportiva, salas climatizadas, refeitório e auditório. Nossa escola será referência no bairro, na cidade e no estado”, diz a diretora.

O secretário Rogers Mendes lembra que o Governo do Ceará tem investido de forma massiva na Educação. “A confiança da população cearense na escola pública tem crescido. Além do trabalho sério dos professores, parabenizo os estudantes, que, de forma protagonista, têm se esforçado e alcançado bons resultados. Ressaltamos, ainda, a parceria com o município de Fortaleza, na proposta de fortalecimento do ensino fundamental, para que tenhamos alunos mais preparados no Ensino Médio e, com isso, aumentemos cada vez mais o acesso à universidade”, observa o secretário.

Projetos
Entre os projetos desenvolvidos pela escola estão o Professor Diretor de Turma, implementado pela Secretaria da Educação (Seduc), Monitoria de Língua Portuguesa e Matemática, Redação, Leitor do Bimestre, que concede um certificado ao aluno pelo maior número de livros lidos no período. Para isso, o estudante deve comprovar a leitura, por meio de um relato sobre cada obra escolhida.



Para incentivar a escrita entre os estudantes, a escola também elabora anualmente um livro com as redações mais bem avaliadas dos estudantes e realiza um concurso de desenho para escolher a melhor proposta artística para ilustrar a capa da coletânea.

Outra iniciativa é a Cartinha, que parabeniza o aluno com melhor desempenho do bimestre, concedendo um presente simbólico e o registro em fotos afixadas em um painel para conhecimento de toda a comunidade. O momento é muito esperado pelos jovens.
Rede pública estadual

Atualmente, a rede estadual é composta de 723 escolas. Na Capital, são 168 unidades de ensino. A rede estadual atende 450 mil alunos, dos quais mais de 110 mil são de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá