sábado, 28 de março de 2020

Francês faz 2ª estudo com 80 pacientes de Covid-19 e confirma potencial de cura da hidroxicloroquina

Didier Raoult publicou novo estudo sobre um derivado de cloroquina no combate ao Covid-19.

O jornal 20 Minutes, de Marselha, na França, relata que”o professor Didier Raoult publicou novo estudo sobre um derivado de cloroquina que confirma a ‘eficácia’ desse tratamento contra o coronavírus. “Este estudo, publicado on-line na última sexta-feira à noite, mas ainda não em uma revista científica, abrange 80 pacientes, 80% dos quais experimentaram um “desenvolvimento favorável”, segundo o cientista francês e sua equipe. O novo estudo sucede ao anterior, que tratava de cerca de vinte pacientes e havia sido alvo de críticas sobre a metodologia utilizada, diz o jornal.

“Confirmamos a eficácia da hidroxicloroquina associada à azitromicina no tratamento do COVID-19 e sua potencial eficácia no comprometimento precoce de contagiosidade. Dada a necessidade terapêutica urgente de lidar com esta doença com eficácia e medicamentos seguros e, considerando o custo insignificante da hidroxicloroquina e da azitromicina, Acreditamos que outras equipes devem avaliar urgentemente essa estratégia terapêutica, tanto para evitar a disseminação da doença e tratamento de pacientes antes de complicações respiratórias irreversíveis graves segure”, diz a conclusão do novo estudo.

Por não seguir a metodologia tradicional, os resultados tanto do primeiro quanto do segundo estudo do cientista francês e sua equipe são questionados por médicos e cientistas, mas o número de pacientes recuperados chega a 81%.

“Confirmamos a eficácia da hidroxicloroquina [derivada da cloroquina, um medicamento contra a malária] associada à azitromicina [um antibiótico] no tratamento do Covid-19″, escrevem Didier Raoult e sua equipe na conclusão do novo estudo. Mas muitos cientistas argumentaram no sábado que era impossível tirar essa conclusão apenas com base neste estudo, devido à maneira como ela é elaborada”, afirma a reportagem.

Sem contra-grupo
A principal critica dirigida ao estudo de Raoult: o estudo não inclui um grupo controle, que é o conjunto de pacientesaos quais o tratamento do estudo não é administrado. Portanto, sem esse rigor técnico, a comunidade científica considera impossível estabelecer uma comparação para determinar se é o tratamento que está causando a melhora.“Não, não é incrível, eu tenho medo disso”, twittou o professor François Balloux, da University College London, em resposta a um tweet entusiasmado que descreveu como “incrível” a conclusão do relatório do médico francês.

Da revista Paris Match: O professor Raoult está no centro de um debate global sobre o uso de cloroquina e hidroxicloroquina no combate ao coronavírus. Alguns médicos, alguns países e autoridades eleitas pedem a administração generalizada da hidroxicloroquina, descrita como “doação celestial” pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Porém, grande parte da comunidade científica e das organizações de saúde exigem uma validação científica rigorosa, alertando para possíveis riscos.



O fato é que a polêmica e controvérsias em torno de Didier Raoult o levou para a capa da Paris Match, uma das mais importantes revistas francesas. Na capa da edição desta semana, a pergunta: Ele encontrou o remédio?

Veja abaixo as conclusões do 2º estudo de Didier Raoult e sua equipe (o texto foi traduzido do inglês pelo aplicativo tradutor do Google.

Resultados
Dados demográficos e status do paciente na admissão
Um total de 80 pacientes com COVID-19 confirmado foram hospitalizados no Mediterrâneo Hospital Universitário de Infecção (N = 77) e em uma unidade COVID-19 temporária (N = 3) com datas de entrada de 3 a 21 de março de 2020. Todos os pacientes que receberam tratamento com hidroxicloroquina e azitromicina (16) por pelo menos três dias e que foram acompanhados por pelo menos seis dias foram incluídos nesta análise. A idade média dos pacientes foi de 52 anos (variando de 18 a 88 anos) com uma razão sexual M / F de 1,1. 57,5% desses pacientes tinham pelo menos uma condição crônica conhecida por ser um fator de risco para a forma grave de COVID-19 com hipertensão, diabetes e doenças respiratórias crônicas são as mais frequentes. O tempo entre o início dos sintomas e a hospitalização foi em média de cinco dias, com a maior sendo 17 dias. 53,8% dos pacientes apresentaram sintomas de ITRI e 41,2% com ITRI sintomas Apenas 15% dos pacientes eram febris. Quatro pacientes eram portadores assintomáticos. A maioria dos pacientes teve um escore NEWS baixo (92%) e 53,8% dos pacientes apresentaram LDCT compatível com pneumonia. O valor médio da PCR Ct foi de 23,4.

Tratamento combinado de hidroxicloroquina e azitromicina
O tempo médio entre o início dos sintomas e o início do tratamento foi de 4,9 dias e a maioria dos pacientes foi tratada no dia da internação ou no dia seguinte (93,7%). Um total de 79/80 pacientes receberam tratamento diariamente durante todo o período do estudo, o que durou no máximo dez dias. Em um paciente, o tratamento teve que ser interrompido no dia 4 porque, apesar de bem tolerado, havia um risco potencial de interação com outra droga. Os eventos adversos foram raros e menores. A maioria (65/80, 81,3%) dos pacientes teve resultado favorável e recebeu alta de nossa unidade no momento da redação com baixa pontuação no NEWS (61/65, 93,8%). Apenas 15% exigido oxigenoterapia. Três pacientes foram transferidos para a UTI, dos quais dois melhoraram e depois retornaram à ala de identificação. Um paciente de 74 anos ainda estava na UTI no momento da redação. Finalmente, um paciente de 86 anos que não foi transferido para a UTI, morreu na enfermaria de identificação.

Contagiosidade avaliada pelo valor da PCR Ct e cultura
Observou-se uma rápida queda da carga viral nasofaríngea testada pelo qPCR, com 83% de negativo no dia 7 e 93% no dia 8. O número de pacientes presumivelmente contagiosos (com um valor de PCR Ct <34) diminuiu constantemente ao longo do tempo e atingiu zero no Dia 12. Uma diminuição acentuada foi observada após seis dias de tratamento. Após dez dias, apenas dois pacientes continuavam presumivelmente contagiosos com valores de Ct de 32 e 29, respectivamente. A proporção de pacientes com um valor de Ct> 34 diminuiu significativamente as horas extras (R2 = 0,9). As culturas de vírus das amostras respiratórias dos pacientes foram negativas em 97,5% dos pacientes no Dia 5. O número de pacientes contagiosos (com cultura positiva) diminuiu precocemente após três dias de tratamento. Após cinco dias de tratamento, apenas dois pacientes eram contagiosos. No dia 8 pós-tratamento, apenas um desses dois pacientes foi contagioso e deixou de ser contagioso no dia 9. A proporção de a cultura negativa diminuiu significativamente as horas extras (R2 = 0,8).

Tempo de permanência na enfermaria
Dos 65 pacientes que receberam alta da enfermaria de ID durante o período do estudo, a média do tempo desde o início até a alta foi de 4,1 dias, com um tempo médio de permanência de 4,6 dias.

Discussão
O COVID-19 apresenta dois grandes desafios para os médicos. O primeiro é o tratamento terapêutico dos pacientes. Nesse contexto, é necessário evitar uma evolução negativa da pneumonia, que geralmente ocorre por volta do décimo dia e pode resultar em síndrome do desconforto respiratório agudo, cujo prognóstico, principalmente em idosos, é sempre pobre, seja qual for a causa. O objetivo terapêutico primário é, portanto, tratar as pessoas que têm infecções moderadas ou graves em um estágio suficientemente precoce para evitar a progressão para um condição grave e irreversível. Ao administrar hidroxicloroquina combinada com azitromicina, pudemos observar uma melhora em todos os casos, exceto em um paciente que chegou com uma forma avançada, com mais de 86 anos e em quem a evolução foi irreversível. Para todos os outros pacientes neste corte de 80 pessoas, a combinação de hidroxicloroquina e azitromicina resultaram em uma melhora clínica que apareceu significativa quando comparada à evolução natural em pacientes com desfecho definido, descrito na literatura. Em um corte de 191 pacientes chineses, dos quais 95% receberam antibióticos e 21% receberam associação de lopinavir e ritonavir, a duração média de a febre foi de 12 dias e a tosse, de 19 dias nos sobreviventes, com uma taxa de mortalidade de 28% (18). A evolução favorável de nossos pacientes sob hidroxicloroquina e azitromicina foi associado a uma diminuição relativamente rápida da carga viral de RNA, avaliada por PCR, que foi ainda mais rápido quando avaliado por cultura. Esses dados são importantes para comparar com os de literatura que mostra que a carga viral de RNA pode permanecer alta por cerca de três semanas na maioria dos pacientes na ausência de tratamento específico (18; 22), com casos extremos que duram mais de um mês. Um estudo realizado em 76 chineses COVID-19 em pacientes mostrou que altos níveis A carga de RNA está associada à gravidade da doença (23). Além disso, em um estudo realizado em um pequeno grupo de 16 pacientes chineses com COVID-19, o RNA viral foi positivamente detectada em 50% deles, após resolução dos sintomas, com duração mediana de 2,5 dias e máximo de oito dias (24). Portanto, a rápida diminuição da carga viral de RNA é um elemento sugerindo a eficácia deste tratamento. Além disso, ao nosso conhecimento, o a medição da cultura viral durante o tratamento também foi avaliada pela primeira vez. A queda em positividade da cultura a partir do 48º dia é espetacular, embora em um número relativamente pequeno de casos, algumas pessoas mantêm uma cultura positiva.

O segundo desafio é a rápida disseminação da doença na população através de doenças contagiosas individuais. A eliminação do transporte viral no reservatório humano do vírus recentemente reconhecido como prioritário (25). Para esse fim, a rápida negação de culturas de amostras respiratórias dos pacientes em tratamento com hidroxicloroquina mais azitromicina mostra a eficácia dessa associação. Além disso, e paralelamente a este estudo, nós avaliamos in vitro a associação de hidroxicloroquina e azitromicina na SARS-CoV-2 células infectadas e mostrou que havia uma sinergia considerável desses dois produtos quando eles foram usados ​​em doses que imitam as concentrações prováveis ​​de serem obtidas em humanos (https://www.mediterranee-infection.com/pre-prints-ihu2/). Assim, além de sua ação terapêutica direta, essa associação pode desempenhar um papel no controle da epidemia de doenças limitando a duração do derramamento de vírus, que pode durar várias semanas na ausência de tratamento específico. Em nosso Instituto, que contém 75 salas individuais para tratamento de pacientes altamente pacientes contagiosos, atualmente temos uma taxa de rotatividade de 1/3, o que nos permite receber grande número desses pacientes contagiosos com alta precoce. A cloroquina e a hidroxicloroquina são medicamentos extremamente conhecidos que já foi prescrito para bilhões de pessoas. Por causa de relatos anedóticos de complicações cardíacas com esses medicamentos em pacientes com condições subjacentes, seria útil realizar um eletrocardiograma antes ou no início do tratamento (26). Este problema é resolvido hospitalizando pacientes em risco com múltiplos patógenos em unidades de cuidados continuados com monitoramento de ECG permitindo a detecção e o tratamento precoces desses efeitos colaterais cardíacos raros, mas possíveis. A azitromicina é a droga mais amplamente prescrita contra doenças respiratórias. infecções e um estudo recente (2010) mostrou que um em cada oito pacientes ambulatoriais americanos azitromicina prescrita (27). De fato, provavelmente houve mais de um bilhão prescrições de azitromicina em todo o mundo desde que foi descoberta. A toxicidade de cada desses dois medicamentos não representa, portanto, um grande problema. Sua possível toxicidade em Essa combinação foi sugerida em alguns relatos, mas, até onde sabemos, nunca demonstrado.

Em conclusão, confirmamos a eficácia da hidroxicloroquina associada à azitromicina no tratamento do COVID-19 e sua potencial eficácia no comprometimento precoce de contagiosidade. Dada a necessidade terapêutica urgente de lidar com esta doença com eficácia e medicamentos seguros e, considerando o custo insignificante da hidroxicloroquina e da azitromicina, Acreditamos que outras equipes devem avaliar urgentemente essa estratégia terapêutica, tanto para evitar a disseminação da doença e tratamento de pacientes antes de complicações respiratórias irreversíveis graves segure.

*Focus.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá