terça-feira, 1 de outubro de 2019

Novo Cartão Postal de Uruoca: Reinaugurada a Praça Aniceto Rocha






O Governo Municipal de Uruoca segue revitalizando espaços públicos e inaugurando obras que contribuem para a qualidade de vida da população. Pensando nisso, o Prefeito Francisco Kilsem realizou nesta sexta-feira (27), a reinauguração da praça Aniceto Rocha, a nova área tem o objetivo de proporcionar bem estar e oferecer espaços atrativos para a população. Durante o evento apresentações artísticas encantaram o público presente. O Grupo de Zumba animou a todos com muita energia e dança. Após uma emocionante apresentação do Grupo de Ballet.

A Nova Praça Aniceto Rocha, torna-se o mais novo cartão postal do município, devido ao seu projeto arquitetônico. A obra faz parte do projeto de revitalização dos espaços públicos. O empreendimento recebeu piso em granito, postes e bancos estilo colonial, dois caramanchões, fonte de água luminosa, paisagismo, pintura e acessibilidade. O investimento contribui para a valorização e a melhoria da qualidade de vida da população, que contará com mais uma opção de lazer.

Ao lado da população, o prefeito Josimar Salles comemorou mais essa conquista, "É um momento de alegria entregar mais uma grande obra para a comunidade Uruoquense. Agradeço ao empenho de toda a nossa equipe. E não vamos parar por aqui, estamos dando continuidade a várias obras no município. Parabenizo os grupos que se apresentaram, a secretaria de gestão pela brilhante solenidade, a secretaria de obras pelo empreendimento, a família Rocha pela homenagem e a população de Uruoca por tá recebendo mais uma linda obra".

Homenagem:


O nome do espaço foi escolhido em homenagem ao ex-líder político e ex-prefeito, Aniceto Rocha. A família do homenageado rememorou o trabalho dele no município e a grande paixão que ele tinha pelo povo uruoquense. Francisco Aniceto Rocha, nascido em 09 de janeiro de 1914, no Município de Granja, filho de Antônio de Carvalho Rocha.

Ainda na adolescência, Aniceto demonstrou aptidão para os negócios e para a política, herança genética do pai, a quem segundava nos afazeres da agropecuária e no fornecimento de lenha para a locomotiva que fazia o trajeto de Fortaleza a Camocim. Foi vereador da Câmara Municipal de Granja, de 1934 a 1937 e no 2º período de 1951 a 1953; Deputado Estadual na Assembleia Legislativa, substituindo seu pai, Tonico Rocha, nos anos de 1959 a 1962 e 1963 a 1966; prefeito de Uruoca de 1983 a 1989; representante das associações de agricultura e pecuária no fórum das classes produtoras no banco do Brasil. Arrimado no legado de Tonico Rocha, seu pai, Aniceto soube com inteligência, descortino e intenso trabalho, firma-se como um representante fidedigno do povo, circunscrevendo sua atuação política não apenas aos municípios de Granja, Uruoca e demais comunas da zona norte, mas ampliando o raio de Ação representacional para outras regiões do estado como Cariri, com base no município de aurora, onde obteve expressiva votação na eleição para o segundo mandato parlamentar para a assembleia legislativa do Ceará, sendo o deputado mais votado naquele município caririense. Foi casado com a Senhora Naiza Lira Rocha. Do matrimônio, nasceram seis filhos: dois homens que faleceram jovens e quarto mulheres: Maria, Janet, Vera e Vânia.

Antes de eleger-se em 1957 para seu primeiro mandato de deputado estadual pela primeira vez como representante da região do vale do Coreaú, trabalhou incansavelmente pela emancipação político administrativa de Uruoca, com a imprescindível colaboração de seu pai o deputado Antônio de Carvalho Rocha, do senador Granjense Olavo Oliveira e dos cidadãos uruoquenses.

Em função do trabalho desenvolvido como representante de Uruoca e da região, foi reeleito para novo mandato. Francisco Aniceto PSP – Partido Social Progressista-legislatura de 1959 a 1962, filho de Antônio da Rocha Carvalho (Deputado constituinte de 1947) e de Edwirges Angelim Rocha. PTN- Partido Trabalhista Nacional legislatura de 1963 a 1966. Foi eleito Prefeito Municipal de Uruoca em 1982, para um mandato de quatro anos. Ocorre que houve prorrogação de mandado e ficou até janeiro de 1989, como gestor do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário