quarta-feira, 28 de junho de 2017

X FECEAF ocorre de 30 de junho a 2 de julho em Fortaleza



A maior feira da agricultura familiar do Ceará vai ocorrer entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2017, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza. A Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf) contará com a participação de 350 expositores, vindos de todas as regiões do Estado. É esperado um público 20 mil pessoas nos três dias, o que possibilita uma expectativa de movimentação de R$ 1,4 milhão.
“É para nós motivo de orgulho a realização de mais uma Feceaf, a 10ª edição. Essa feira, assim como as feiras regionais, nasceu como uma reivindicação do movimento sindical com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e o trabalho dos nossos irmãos e irmãs trabalhadoras rurais, e hoje está consolidada como uma política pública”, afirma o deputado estadual Moisés Braz (PT). Ao lado da Fetraece, Moisés vem pautando a manutenção das feiras junto ao governador Camilo Santana, que assegurou recursos para apoio à iniciativa. “Importante destacar a sensibilidade e o reconhecimento do governador ao papel dos agricultores na sociedade, já que 70% dos alimentos que estão na mesa das pessoas são por nós produzidos no interior”, pontua.
feceaf alfazemas
“A Feceaf vai muito além de um momento para comercialização dos produtos agrícolas. Ela possibilita uma interação do campo com a cidade. Ocorre um intercâmbio cultural. As pessoas que moram aqui na Capital têm a oportunidade de conversar com o agricultor que produz o alimento que vai para a mesa de mais de 70% dos brasileiros, pois segundo o IBGE, são os agricultores e as agricultoras familiares responsáveis por essa produção.” Destaca José Francisco de Almeida Carneiro, secretário de Política Agrícola da Fetraece.
Para o secretário Dedé Teixeira a Feceaf é a valorização da agricultura familiar, já que o setor, mesmo com os anos seguidos de estiagem, se encontra em crescimento graças ao apoio do Governo do Estado, que através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário implanta projetos que possibilitam a melhoria de vidas dos agricultores. “Em 2017 tivemos pequeno aumento nos índices de chuvas no Estado, porém, ainda irregulares, essas chuvas não foram suficientes. E mesmo com todas as dificuldades o nosso campo produziu e a Feceaf terá o importante papel de mostrar os produtos agrícolas e trazer o interior para a capital”.
A feira que é uma coprodução da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), conta com o patrocínio do Instituto Agropolos e apoio de entidades como IDEF, Ematerce, Idace, Adagri, os 183 sindicatos municipais filiados a Fetraece, Contag, CUT, Cooperbio, Cealtru, Unicafes Ceará e Rede Cearense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Receater).
WhatsApp Image 2017-06-26 at 18.47.39
Histórico
A Feceaf teve início em 2008 quando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que contava com o governador Camilo Santana como secretário da pasta na época, fecharam parceria para o fortalecimento da cultura dos homens e mulheres do campo. No decorrer dos anos, a Feceaf se mostrou um evento de sucesso de comercialização, de público e de enriquecimento cultural. Em 2017, a feira completa 10 anos.
X Feira Cearense da Agricultura Familiar (X FECEAF)
Entrada: Gratuita
Data: 30/06 a 02/07
Local: Parque de Exposições Governador César Cals
Endereço: Avenida Sargento Hermínio, 2677, bairro São Gerardo, Fortaleza
Com informações da Assessoria de Comunicação da Fetraece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá