segunda-feira, 26 de junho de 2017

Mauro Benevides será homenageado com o Troféu Poeta do Becco neste sábado, 1º de Julho

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, terno

Neste próximo sábado, 1 º de julho, no Becco do Cotovelo, dentro do Show do Ivan Frota, integrando a programação de aniversário de Sobral, acontecerá a entrega do troféu Poeta do Becco, onde um dos homenageados é o ex-senador, Mauro Benevides.

O troféu é idealizado pelo escritor Cesar Barreto, com o apoio da Associação Amigos do Becco, Show do Ivan Frota e Revista Alternativa.

Perfil do homenageado:

Filho de Carlos Eduardo Benevides, que fora deputado estadual, Mauro é formado em Letras pela Faculdade Católica de Filosofia e Direito pela Universidade Federal do Ceará. Foi colunista de jornais como Tribuna do Ceará, Correio Braziliense e Jornal de Brasília. Iniciou sua carreira política como vereador de Fortaleza pelo antigo PSD em 1955. Em 1959 elege-se deputado estadual do Ceará, mantendo-se por quatro mandatos seguidos. Foi presidente da Assembléia Legislativa do Estado. Com o bipartidarismo imposto pelo Ato Institucional Número Dois em 1966, filiou-se ao MDB, assumindo a presidência do diretório regional em 1969, após a cassação do então presidente, José Martins Rodrigues. Ocuparia este cargo por 27 anos.

Elegeu-se senador em 1974. Convidado pelo governador Franco Montoro ocupou uma diretoria do Banco do Estado de São Paulo (1983-1985) e presidente do Banco do Nordeste no primeiro ano do governo José Sarney (1985-1986) até que foi eleito para o segundo mandato de senador em 1986. Foi vice-presidente da Constituinte e segundo signatário da nova Carta Magna. Foi presidente do Senado (1991-1993), período em que ocorreu o processo de impeachment do então presidente Fernando Collor.

Disputa uma vaga para a Câmara dos Deputados em 1998, obtendo a suplência. Assume o mandato temporariamente por alguns períodos entre 1999 e 2003. A poucos dias do fim da legislatura, em 16 de janeiro de 2003 foi efetivado no mandato em lugar de Pinheiro Landim. Nas eleições de 2002 concorre e novamente obtém a suplência. Assume o mandato definitivamente em 1º de janeiro de 2005, com a renúncia de Roberto Pessoa, eleito prefeito de Maracanaú. Em 2006 elege-se efetivamente deputado federal do Ceará. Mais uma vez, em 2010, Mauro Benevides elege-se deputado federal.

Em 2014, foi candidato a deputado federal novamente pelo PMDB, em coligação diferente da que lançou seu filho, Mauro Filho, para o Senado pelo PROS. No entanto, ao obter 60.201 votos, ficou como primeiro suplente.

Dos seus seis filhos com sua esposa Maria Regina, três seguiram a carreira política: Régis Benevides, foi vereador em Fortaleza; Carlos Benevides, foi deputado federal; e Mauro Benevides Filho, foi deputado estadual, e hoje ocupa a Secretaria da Fazenda do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá