quinta-feira, 29 de junho de 2017

Temer teve encontro fora da agenda à noite na casa de Gilmar Mendes


O presidente Michel Temer se reuniu na última terça-feira (27) à noite, fora da agenda oficial, com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também participaram do encontro os ministros Moreira Franco (Secretaria Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil).

Procurado, o Palácio do Planalto confirmou o encontro e disse que eles trataram de reforma política. O encontro, sem divulgação, ocorreu na véspera da escolha de Raquel Dodge para a Procuradoria-Geral da República e da sessão do STF sobre a validade da delação da JBS.  Três fontes da GloboNews disseram à reportagem que a sucessão de Rodrigo Janot foi discutida no encontro. O Planalto não comentou se o tema foi discutido, mas não explicou por que o encontro não foi divulgado.

Segue a nota do Planalto: "O presidente Michel Temer marcou o jantar com o ministro Gilmar Mendes para discutir Reforma Política. Ao saberem do encontro, os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco resolveram participar".

O encontro repercutiu no Congresso. O senador Randolfe Rodrigues (AP), líder da Rede, disse que o encontro não foi republicano.

"Do mais alto mandatário da nação, se espera principalmente que ele não utilize o cargo como habeas corpus. O que ocorre é que hoje o presidente da República utiliza o seu cargo não mais para liderar o país, mas como habeas corpus atrás da imunidade que o cargo possui. Por parte de um ministro do Supremo Tribunal Federal, se espera que ele se abstenha de qualquer contato com alguém, que provavelmente será réu no Supremo Tribunal Federal", afirmou o senador.

O deputado Carlos Marun (MS), do PMDB, partido de Temer, não vê problema no encontro.

"Eu vejo como absolutamente normal que o presidente da República e o ministro do Supremo, presidente do tribunal superior, conversarem a respeito de temas relevantes para o país, inclusive a reforma política, que é uma necessidade. O parlamento discute isso, o país discute e nós temos que aprovar as novas regras eleitorais nos próximos meses. Então, vejo com absoluta normalidade a realização desse encontro", disse.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Gilmar Mendes afirmou que o tema do encontro foi reforma política, já que o ministro também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Gilmar Mendes disse que não vai comentar críticas a respeito desse encontro.


(com informações do Portal G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá