quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dilma aponta os cinco eixos das ações do governo contra a seca


Tem cinco eixos principais o conjunto de medidas que a presidente Dilma Rousseff anunciou ontem em Fortaleza, ao participar da 17ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene, para o combate à seca no Nordeste. As medidas, que envolvem recursos da ordem de R$ 9 bilhões, prevêem ações de aumento na oferta de água, garantia da oferta de milho para alimentação dos animais, ampliação de crédito aos agricultores, apoio aos municípios e implantação de um sistema de monirotamento mais eficaz.

Dilma comandou o encontro da Sudene, que aconteceu no Centro de Eventos de Fortaleza e trouxe à cidade os governadores da Bahia, Jacques Wagner (PT), de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), do Piauí, Wilson Martins (PSB), da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), e de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB). Sergipe, com Jackson Barreto (PSB), Maranhão, com Washington Luiz de Oliveira (PT), e Minas Gerais, com Alberto Pinto Coelho (PP), enviaram os vice-governadores.

No pacote de Dilma, consta a disponibilização de recursos para garantir a oferta de 340 mil toneladas de milho para os meses de abril e maio. Uma demanda apresentada pelos estados que reclamam mais atenção aos seus rebanhos, que estariam sofrendo a falta de alimento como efeito direto da falta de chuvas. O Ceará deve ficar com 49 mil toneladas e o governador Cid Gomes anunciou, ainda ontem, que porá em campo uma verdadeira operação de guerra para garantir a chegada do produto ao Estado, já que a logística de transportes é dos um maiores problemas que têm sido enfrentados.

Outro anúncio muito comemorado foi o de garantia de verba para um aumento na oferta de carros-pipa para garantir o abastecimento dágua nos municípios mais atingidos pela seca em todo o Nordeste. Nos números apresentados pelo governo, o número de veículos à disposição, hoje 4.746, passaria a 6.170, representando um acréscimo de 30%.

Em outro eixo importante, a presidente ampliou o prazo para renegociação das dívidas dos agricultores atingidos pela seca, garantindo-lhes 10 anos para quitação. No caso da agricultura familiar, inclusive, oferecendo carência de dois anos para pagamento da primeira parcela.

Dilma ressaltou, no momento de apresentação das medidas, que a tecnologia é fundamental no combate à seca. Dentro da lógica é que ressaltou ações desenvolvidas no campo do monitoramento, com a criação da Força Nacional de Emergência e do Observatório da Seca. As medidas também incluem construção de cisternas e apoio aos municípios, com a garantia de que cada um dos 1.415 municípios atingidos pela estiagem dispoinha de um kit para atendimento emergemcialç de suas populações.

No geral, as medidas agradaram aos governadores. Para Cid, inclusive, foi mais do que o Ceará havia solicitado. O encontro da Sudene, que trouxe a Fortaleza, ainda, vários ministros e a presidente da Petrobras, Graça Foster, serviu também para articulações políticas e discussão de temas como reforma tributária e a luta pela construção de uma refinaria de petróleo no Ceará.

FONTE: O Povo Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá