quarta-feira, 3 de abril de 2013

CORPO DE BOMBEIROS: Há IV décadas salvando vidas e preservando o nosso patrimônio



O Corpo de Bombeiros Miitar de Sobral completa 40 anos nesta quinta-feira 04 de abril, a data será marcada por palestras, simulação de resgate e jantar com entrega de comendas para autoridades militares e civis. O 3º Grupamento de Bombeiros com sede neste município, é responsável por 56 cidades na região Norte e hoje conta com 40 bombeiros. Além de Sobral, um posto avançado de resgate foi instalado em Tianguá e no município do Marco, para atender ocorrências de incêndio, devido o alto risco ocasionado pelo polo moveleiro.

Nesta quinta-feira 04, o centro de Sobral vai parar para assistir ao vivo, a partir das 08h00, uma simulação de incêndio com resgate de vítimas num prédio residencial localizado na praça de Cuba. Todos os equipamentos, viaturas avançadas além do SAMU, Guarda Municipal e Policia Militar também vão participar da operação, que além de servir de treinamento, vai marcar a data e apresentar a sociedade os equipamentos e a importância do trabalho da corporação.

O combate aos trotes também será abordado e uma campanha será lançada no intuito de combater a prática mostrando que é crime, sujeito a pena para quem passa trote para orgãos públicos e de segurança, previsto no Código Penal Brasileiro, Art. 266, decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940.

Além das ações de combate a incêndios, enchentes e resgate de vítimas em acidentes de trânsito, a corporação executa projetos sociais com adolescentes e mulheres da “melhor idade”, enfrentou também o mosquito da dengue numa parceria com a prefeitura de Sobral e juntos conseguiram êxodo, zerando as ocorrências de dengue no município.

Dentre as ações mais importantes já realizadas na região, em 2008 os tremores de terra foi o que marcou o período, além do incêndio da Casas Freitas que durou mais de 20 horas de combate as chamas e rescaldo. E o resgate as vítimas do acidente com um ônibus de turismo que se precipitou na descida da Serra da Ibiapaba no município de Tianguá na BR 222, 11 pessoas morreram naquele acidente.

Em 2009 a grande incidência de chuvas mobilizou toda a corporação da região Norte nos resgates de pessoas ilhadas e afogamentos em rios. A situação afetou 70% dos municípios, segundo o Capitão Roberto Moraes, comandante do 3° grupamento. Parte das ações de resgate e combate a incêndios serão mostradas em um vídeo institucional durante o jantar que será servido para praças, oficiais e civis no Pallace Buffet. Comendas serão entregues para Militares e civis com serviços reconhecidos pela corporação.

Projeto Social - Além do combate as chamas e resgates, o 3º grupamento trabalha com adolescentes de risco no projeto “Jovens Bombeiros Voluntários” com o objetivo de dispertar e estimular a cidadania além do carater preventivo e primeiros socorros, afastando jovens das drogas, através do trabalho diciplinar da corporação. O projeto hoje alcança jovens de Sobral, Cariré e Tianguá.
“Melhor idade” - Já com projeto “Sáude, Bombeiros e Sociedade”, a corporação atende a “melhor idade”, senhoras aposentadas, mães a avós participam de atividades físicos de baixo impacto, elas participam de palestras e até passeios guiados por bombeiros.
Informações:

3º Grupamento (Capitão Roberto Moraes) (88) 3677-4660
Via Repórter fotográfico Wellington Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá