sábado, 5 de janeiro de 2013

Cerca de 200 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Estado do Rio




Balanço da Defesa Civil Estadual do Rio de Janeiro, divulgado ontem, estima que cerca de 200 mil moradores foram, de alguma forma, afetados pelas chuvas. O número abrange a totalidade das regiões que sofreram inundações ou deslizamentos de terra. Além disso, as chuvas no Estado fizeram ontem sua segunda vítima fatal, desta vez no bairro Alto da Boa Vista, na zona norte da capital. Roberto Magessi de Souza, 48, irmão da policial e ex-deputada Marina Magessi, foi atingido por uma árvore em um deslizamento de terra, quando limpava a caixa d’água de sua casa.




O relatório aponta 444 pessoas desabrigadas e 2.167 desalojadas pelas chuvas em municípios das regiões Metropolitana, Serrana e Sul fluminenses.


Em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada, existe, de acordo com o levantamento oficial, uma morte confirmada, de um homem e uma pessoa desaparecida. Em Angra dos Reis, 2.380 pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas.


O maior número de desalojados, mil, está em Xerém, distrito de Duque de Caxias, onde 45 casas foram destruídas e 200 danificadas com o transbordamento dos rios Saracuruna, Inhomirim e Capivari. No local, 276 habitantes que perderam suas casas estão alojadas em seis abrigos.


Também na Baixada Fluminense fica o município de Belford Roxo, região com o segundo maior número, 550, de desalojados, todos em consequência de inundação de ruas. No litoral Sul, Angra dos Reis teve nove casas destruídas e 38 danificadas com o transbordamento do rio Perequê, no distrito de Mambucaba, e a enxurrada do rio Caputera. No município, 320 pessoas estão desalojadas, 160 desabrigadas e três feridos. Em Mangaratiba, onde ocorreram rolamentos de pedras na rodovia BR-101 (Rio-Santos) e na estrada Junqueira, cinco moradias foram danificadas, uma destruída e 90 pessoas estão desalojadas.


Na região serrana, Teresópolis tem 112 desalojados, devido aos alagamentos nas localidades de Alto, Caxangá, Várzea e Vale da Revolta. Em Petrópolis, onde transbordaram os rios Bingen e Piabanha e ocorreram deslizamentos em três bairros, o número de desalojados chega a 30. Três casas foram destruídas pelas chuvas e quatro estão danificadas. 

Acusando a lei

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), acusaram a atual legislação para contratação de obras públicas como responsável pela dificuldade do poder público para resolver os problemas provocados pela chuva. (das agências)

ENTENDA A NOTÍCIA

Os números divulgados pela Defesa Civil levam em consideração também casos de pessoas obrigadas a abandonar suas casas, mesmo que temporariamente, ou aquelas que ficaram impedidas de chegar ao trabalho.

FONTE: O povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá