sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A maior estratégia de marketing de todos os tempos

Neste momento, o sistema trabalha dia e noite, produzindo uma grande onda de consumo. Tudo gira em torno do Natal: presentes, presentes e mais presentes... o Papai Noel, o maior vendedor de presentes do mundo, entra em cena: um velho glutão e bonachão, presente no imaginário infantil, alimentado de forma mentirosa pelos pais, que voa num trenó puxado por alces voadores, distribui presentes (comprados pelos pais), na noite de 24 para 25 de dezembro, dia do aniversário de Jesus Cristo que, de acordo com alguns estudos, nem sequer nasceu no mês de dezembro.
Mas vamos ser compreensíveis. Dezembro é o mês do 13º salário... Outra coisa, coitadinhas das criancinhas... elas gostam tanto do Papai Noel...
Todo esse enredo é alimentado pelos meios de comunicação que, por isso, acabam faturando mais com publicidade. As lojas também faturam mais, os fabricantes, os hotéis, as companhias aéreas, as financeiras e bancos, todos faturam muito mais, enquanto a grande massa (a boiada) se endivida e fica feliz comendo peru e enchendo a cara no dia 24.
Eu não me canso de dizer que sucesso é ser livre. Livre de toda essa manipulação que usa desses subterfúgios para arrancar dinheiro das pessoas que, em muitos casos, dependem dessas histórias para comprar um pequeno momento de felicidade, ainda que mentiroso.
Isso não é questão de cultura e nem de religiosidade. Isso é uma estratégia de marketing das boas, vinda da América através de Hollywood e até de uma famosa marca de refrigerantes, que contratou uma grande celebridade como garoto-propaganda: o Papai Noel.
Essa cultura já foi muito bem assimilada pelo Brasil, que tem uma imensa classe média crescente, com fome de consumo, que deixa de investir em sua própria formação, num segundo idioma ou simplesmente de economizar para realizar um projeto futuro.
Mas e aquele momento em família, não vale de nada? Vale muito, mas é claro que, para termos esse momento, não seria necessário criar todo esse roteiro de ficção científica. Bastaria querer, todos os dias ou em cada feriado, férias ou até em ocasiões decididas por cada família.
Não quero ofender ninguém com este texto, mas eu o convido a pensar um pouco, questionar um pouco mais ao invés de simplesmente consumir essa comida requentada que o sistema tem lhe oferecido.
Por fim, dê a si mesmo a chance de pensar um pouco fora da caixinha para ter alguma possibilidade de conduzir a sua própria vida ao invés de ser conduzido, junto com a boiada, por esse sistema nojento.
Sucesso é ser livre!
Flávio Augusto
Geração de Valor
Twitter: @GeracaodeValor
Facebook: http://www.facebook.com/CanalGeracaodeValor
YouTube: http://www.youtube.com/GeracaodeValor

OPINIÃO DO BLOG: Com esta postagem apenas quero alertar,não se deixe manipular, natal é um bom momento pra se estar com a familia, passear,presentear e tudo mais, mais na verdade todo dia pode se fazer isso, afinal sua familia esta com você todos os dias, e não esqueça sempre, respeite seus limites,não se sinta obrigado a gastar com presentes, tudo deve ser feito com planejamento,pense bem nisso. Saiba o que deve ser prioridade, não deixe de pagar suas contas pra se endividar mais ainda.
FELIZ NATAL A TODOS!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá