terça-feira, 11 de outubro de 2022

Na véspera do Dia das Crianças, Governo do Ceará entrega dois Centros de Educação Infantil para o povo de Poranga

 


Agora são 103 equipamentos de atenção à primeira infância instalados em todo o Ceará.

Na véspera do Dia das Crianças, as mães da cidade de Poranga, localizada no Sertão dos Crateús, receberam dois importantes equipamentos do Governo do Ceará: duas novas unidades do Centro de Educação Infantil (CEI), um na sede do município e outro para atender o distrito de Buritizal. Através do Programa Mais Infância Ceará, criado em 2015, a realidade dos pequenos cearenses vem sendo transformada desde os primeiros anos de vida graças à base de desenvolvimento oferecida nos CEIs. E a quantidade desses equipamentos educativos acaba de ser ampliada para 103 unidades.

As inaugurações desta terça-feira (11) tiveram a presença da governadora Izolda Cela, e da titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, que foram recebidas pelo prefeito do município, Carlos Antônio.


Para a governadora, a entrega de CEIs em todo o Ceará é um exemplo de cuidado com o desenvolvimento das crianças na fase mais importante de suas vidas. “Ações do programa Mais Infância olham de uma forma mais cuidadosa e mais atenciosa para as crianças de zero aos cinco anos. Com dois CEIs vamos cuidar melhor delas, saber como estimular, e dar a devida dose de carinho, de segurança e proteção. Tudo isso é muito importante para termos a chance de que essa geração se desenvolva de uma forma mais saudável”, ressaltou Izolda Cela.



Os centros foram construídos por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). As equipes de engenharia da Superintendência de Obras Públicas fiscalizaram todas as etapas da implantação.

Os CEIs contam com uma estrutura de cerca de 1,02 mil metros quadrados (m²), integrados com salas de direção e coordenação, refeitório, cantina, cozinha, despensa, depósito de limpeza, áreas de serviço, vestiário, duas salas de aula com capacidade total para 100 crianças (50 por turno) de 0 a 5 anos, banheiros e áreas de banho adaptados para o público infantil, cada unidade. Além disso, os CEIs possuem espaço recreativo, playground e gramado, todos projetados para estimular o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.

Para a titular da SPS, Onélia Santana, entregar esses equipamentos é garantir os direitos fundamentais das crianças. “Nesses dois CEIs as crianças estão protegidas e com os seus direitos garantidos. Com isso, Poranga ganha dois importantes equipamentos para proteger e dar educação de qualidade às nossas crianças, desde os primeiros anos de vida, até entrar no ensino fundamental, numa fase importante para a formação humana e da personalidade de cada uma delas. Isso só foi possível graças a parceria da Prefeitura com o Governo do Ceará”, apontou a secretária.



As unidades de Poranga receberam investimento total de aproximadamente R$ 2 milhões e vão beneficiar sobretudo as famílias sertanejas com crianças em situação de vulnerabilidade social.

Gratidão

Feliz com a entrega dos equipamentos, o prefeito agradeceu o empenho do Governo do Ceará em viabilizar as obras. “Só temos a agradecer a inauguração desses dois CEIs, destacando aqui o esforço do ex-governador Camilo Santana, que iniciou esse projeto, e da governadora Izolda Cela, que deu continuidade ao trabalho e entregou dois equipamentos de ponta. Com eles vamos atender às famílias de Poranga, que agora contam com um lugar seguro, de qualidade e que vai garantir educação”, pontuou o gestor municipal Carlos Antônio.

Tranquilidade



Para Aparecida Marinho, esses dois CEIs são ganhos incalculáveis para a cidade. “Sou a mãe da Ana Cecília e fico extremamente tranquila com uma estrutura como essa não só para minha filha, mas para muitas famílias de Poranga. Estamos dentro de uma estrutura maravilhosa, e perfeita para as crianças. São espaços agradáveis, em que todos se sentem bem, se sentem em casa, por isso fica o sentimento de gratidão, tanto à prefeitura quanto ao Governo do Ceará. Aqui, as crianças terão alimentação, crescem e aprendem de forma sociável, para fazer uma base com muitos benefícios para toda a sua vida”, apontou a poranguense.

Mais Infância Ceará


Com a inauguração dos dois CEIs de Poranga, até agora, já foram entregues um total de 516 equipamentos do Programa Mais Infância entregues desde o início do governo. Totalizam 199 brinquedopraças, 150 brinquedocreches, 103 CEIs, 30 Praças Mais Infância, 21 Núcleos de Estimulação Precoce, cinco estações do Praia Acessível, três Complexos Mais Infância, duas fábricas do Mais Nutrição, uma Cidade Mais Infância, um Espaço Mais Infância e um Espaço na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).

Conscientização ambiental



Nos dois CEIs de Poranga, foram plantadas e distribuídas cerca de 50 mudas de plantas arbóreas, ornamentais e frutíferas para a população, pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A política aplicada tem o objetivo de incentivar e conscientizar as crianças para que tenham um cuidado maior com a natureza, para que saibam a importância da preservação ambiental, com o plantio e a distribuição de mudas, já tradicional nas inaugurações dos equipamentos do Programa Mais Infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá