terça-feira, 4 de outubro de 2022

Governadora Izolda Cela entrega novo laboratório do Hemoce

 

Unidade Laboratorial de Qualificação do Sangue do Doador representa mais segurança e agilidade para transfusões


A governadora Izolda Cela entregou, na tarde desta segunda-feira (3), a Unidade Laboratorial de Qualificação do Sangue do Doador, parte integrante da estrutura do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Com essa ampliação laboratorial, o Hemoce passa a oferecer um novo teste para a identificação de malária, que até então só era realizado no Rio de Janeiro.



A modernização da central do hemocentro representa mais avanços ao trabalho realizado. Durante a entrega, a governadora Izolda Cela visitou os laboratórios reestruturados e pontuou sobre a importância do novo espaço e maquinário. “Estamos aqui entregando uma nova plataforma que o Hemoce conta agora para qualificar os seus serviços. Houve reforma e adaptação do espaço para a instalação desses novos equipamentos, que são de ponta. Eles vão possibilitar ainda mais segurança e agilidade na disponibilização do sangue para transfusões”, declarou.

Com a ampliação laboratorial, o Hemoce passa a oferecer um novo teste para a identificação de malária, que existe apenas no Rio de Janeiro, o NAT - sigla em inglês para Teste de Ácido Nucleico, aumentando a capacidade de atendimento. A nova unidade permite que o Hemoce unifique os serviços dos laboratórios de Sorologia, Imunohematologia, Hemoglobina e NAT. Foram investidos R$ 626.992,55 na reestruturação do espaço.

“Passamos a oferecer um serviço de sorologia por biologia molecular. Um serviço de ponta. Quem ganha é a sociedade cearense”, destacou Carlos Hilton Soares, secretário da Saúde do Ceará. A plataforma para os testes NAT foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), numa parceria com o governo federal.



Os exames aumentam a segurança durante transfusões de sangue, sendo capazes de identificar, em um curto período de tempo, a presença de vírus HIV (Imunodeficiência Humana), HCV (hepatite C), HBV (hepatite B) e, agora, de malária nas amostras coletadas de doadores. A inclusão do serviço no Hemoce é uma parceria com o Ministério da Saúde (MS).

Referência




“Este laboratório significa que estamos nos colocando à disposição do País para ser a segunda plataforma iniciada no Brasil. Estamos validando os equipamentos e, a partir deste mês, a população cearense vai poder ter esse teste de malária disponível”, declarou Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce.

O Hemoce recebe cerca de 100 mil doadores anualmente e realiza exames e testes laboratoriais no sangue coletado de todos os voluntários. Além da análise no Ceará, o equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) recebe as amostras de sangue de doadores dos hemocentros de Maranhão, Piauí e, agora, Acre. A rede do realiza testes para hepatites B e C, sífilis, HIV, VDRL, doença de chagas, HTLV I e II, Anti-T Cruzi, HBC, HBsAg, tipagem sanguínea e pesquisa de anticorpos antieritrocitários.



“O Hemoce é responsável pela análise de amostras de outros estados, inclusive aberto para demandas. Aqui se faz a análise para liberar a utilização das bolsas com segurança. Esse investimento veio para qualificar ainda mais esse trabalho importante do Hemoce”, finalizou a governadora Izolda Cela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá