terça-feira, 15 de outubro de 2019

Prédio residencial desaba em Fortaleza e causa ao menos uma morte

Imagens de drone mostram destroços de prédio que desabou em Fortaleza — Foto: Gustavo Pollizzon/G1

Um prédio residencial desabou na manhã desta terça-feira (15) no Bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza. O vídeo acima mostra o momento exato do desabamento e a movimentação de rua ao lado da construção.

Até a última atualização desta reportagem, uma morte havia sido confirmada e sete pessoas haviam sido resgatadas com vida, mas o total de vítimas não tinha sido contabilizado. Por volta de 13h, familiares de moradores relatavam não estar conseguindo fazer contato com vítimas que estariam sob os escombros

O que se sabe até agora
  • Edifício Andréa desabou por volta de 10h30
  • Uma morte foi confirmada às 11h43
  • Bombeiros estimam que entre 10 e 15 pessoas ficaram entre os escombros
  • Ao menos sete pessoas foram resgatadas com vida, sendo uma delas uma senhora de 60 anos
  • Ruas no entorno do edifício foram bloqueadas
  • O prédio ficava no cruzamento na Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli
  • O edifício estava a 3 quilômetros da Praia de Iracema, região turística da capital cearense
Testemunhas relatam que viram moradores dentro do edifício Andréa no momento do desabamento. Logo após a construção ruir, pessoas foram vistas correndo para longe do condomínio. A nuvem de poeira formada pela queda do prédio pode ser vista no vídeo acima.

Uma ex-moradora do prédio contou ao G1 que a construção é de mais de 40 anos e passava por reforma. A estrutura tinha sete andares e dois apartamentos por andar, segundo ela.

Um vídeo feito no condomínio nesta segunda-feira (14) mostra a situação precária das colunas de sustentação do edifício. Segundo o relato de testemunhas, o prédio estava em obras. Em um grupo de WhatsApp, moradores relataram preocupação com reforma realizada no local.

Feridos ligam para bombeiros dos escombros

Bombeiros afirmaram ter recebido ligações de pessoas sob os escombros. O trabalho de resgate foi iniciado com base nas informações repassadas por familiares. Cães farejadores foram levados ao local para ajudar nas buscas por vítimas.

Ao menos 11 ambulâncias do Samu e quatro dos bombeiros foram para o local. Policiais militares, agentes de trânsito e equipes da Defesa Civil também acompanharam o resgate. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi disponibilizado para auxiliar no transporte de pessoas feridas.

Bombeiros alertam sobre risco de explosões

O Corpo de Bombeiros pediu para que todos os moradores da região deixassem suas residências. Segundo os bombeiros, há risco de explosões devido a um possível vazamentos de gás, além do risco de choque elétrico devido aos fios de energia espalhados pela rua.

Por conta do desabamento, um trecho da Avenida Antônio Sales até a a Avenida Tomás Acioli ficou bloqueado.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá