terça-feira, 29 de outubro de 2019

China será o primeiro país do mundo a lançar sua própria criptomoeda estatal



Em evento realizado em Xangai, o vice-presidente do Centro de Intercâmbio Econômico Internacional da China (CCIEE) afirmou que o Banco Central Chinês está muito próximo de lançar sua própria moeda digital (Imagem: Qilai Shen/Bloomberg)

O vice-presidente do Centro de Intercâmbio Econômico Internacional da China (CCIEE), Huang Qifan, disse que a China lançará a primeira moeda digital central baseada em blockchain da história. De acordo com o Pandaily.

Qifan falou na Inaugural Bund Financial Summit de 2019, que está ocorrendo atualmente em Xangai. O Blockchain foi um dos tópicos discutidos e ele apontou as melhorias na tecnologia. Segundo suas palavras, o Banco Popular da China estuda os sistemas de pagamento eletrônico em moeda digital há cinco ou seis anos e é “provavelmente será primeiro banco central a introduzir moeda digital no mundo”.

Segundo Huang, as moedas digitais emitidas pelos governos permitiriam aos estados soberanos reforçar os direitos de distribuição monetária. Ele também disse que, para melhorar a segurança e a conveniência, a nova moeda digital deve estar vinculada ao PIB nacional, crédito soberano, ouro e receita fiscal.

Inicialmente, o banco central da China anunciou que lançará uma criptomoeda apoiada pelo governo em novembro deste ano para ser usada pelas principais empresas do país, leia mais aqui. Com o presidente do país, Xi Jinping, dizendo que a China deveria adotar mais tecnologias baseadas em blockchain, o interesse pelo campo teve um aumento notável e o projeto pode ser acelerado. Leia mais aqui.

Em seu discurso, Qifan teria falado sobre os sistemas atuais usados para transações de pagamento e que eles podem não ser mais relevantes:

“SWIFT é um sistema de pagamento desatualizado, ineficiente e caro. Desde a criação do SWIFT, há 46 anos, a tecnologia foi atualizada lentamente e a eficiência foi relativamente baixa. As transferências bancárias internacionais geralmente levam de três a cinco dias úteis para serem recebidas. As remessas grandes geralmente exigem documentos em papel, o que apresenta uma dificuldade adicional para processar transações em larga escala com eficiência. Ao mesmo tempo, a SWIFT normalmente cobra uma taxa de um milésimo do valor da liquidação e obteve enormes lucros em virtude do monopólio da plataforma.”

Qifan também tocou brevemente a questão da Libra. A possível moeda digital do Facebook enfrenta problemas regulatórios e reação desde que foi anunciada no início deste ano. O vice-presidente expressou sua descrença de que Libra será realmente um sucesso, com tantos riscos advindos do projeto, que ainda precisam ser esclarecidos. Leia mais sobre os problemas regulatórios do Projeto Libra aqui.

Curiosamente, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, compareceu ao Congresso dos EUA e disse que eles deveriam adotar mais blockchain, caso contrário correm o risco de ter outros países como a China à frente. Leia mais aqui.

*MoneyTimes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá