sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Vereadores de Sobral forjavam curso para viajar e receber diária, diz MP-CE


O Ministério Público do Ceará (MP-CE) ajuizou Ação Civil Pública contra três vereadores e um assessor da Câmara Municipal de Sobral, no norte do Ceará, por improbidade administrativa. A ação decorre de um inquérito civil público instaurado em maio deste ano para apurar denúncias feitas pelo ex-vereador Francisco Ismerino Vasconcelos Mendes.
saiba mais

De acordo com as investigações, Valfredo Linhares Ribeiro, José Crisóstomo Barroso Ibiapina e José Itamar Ribeiro da Silva, além do assessor parlamentar William Ramos Tavares, estão envolvidos com a simulação de cursos de capacitação para vereadores e servidores da Câmara fora dos limites do Município para que houvesse o pagamento de diárias. Na Ação, o MP pede ainda que os três vereadores e o assessor sejam afastados dos cargos por um período de 180 dias.

O MP-CE constatou que o esquema, existente na atual gestão, seria comandado por José Crisóstomo Barroso Ibiapina, mais conhecido como “Zezão”. Para comprovar o recebimento das diárias, eram fornecidos certificados falsos de empresas pertencentes a ele. As investigações mostraram ainda que, quando os cursos ocorriam, eram realizados pelo próprio parlamentar.

As investigações mostraram que "Zezão" recebia diárias do Poder Legislativo para essas atividades, mesmo sendo o realizador dos cursos e seminários e o recebedor dos valores arrecadados para a prestação dos serviços. A ação foi protocolada no dia 15 pelo promotor de Justiça Francisco Roberto Caldas, do Núcleo de Tutela Coletiva de Sobral.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá