segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Eunício Oliveira promete continuar apoiando Dilma no Senado


Sem repetir as críticas que fez ao candidato adversário no fim do primeiro turno, Eunício Oliveira (PMDB) desejou sorte a Camilo Santana (PT) e disse esperar que ele atenda às expectativas dos cearenses. Eunício retorna ao mandato no Senado, que vai até 2018, prometendo ajudar o segundo governo Dilma - o qual terá oposição do seu colega de chapa Tasso Jereissati (PSDB), maior cabo eleitoral de Aécio Neves (PSDB) no Ceará e um dos principais oponentes naquela Casa da gestão Lula.

“Vou continuar apoiando o governo da presidente Dilma. Volto para o Senado para continuar me dedicando e trabalhando muito pelo povo do Ceará”, declarou Eunício ontem à noite, em seu escritório, após ser oficializada a vitória de Camilo. Com relação ao tucano, disse: “Tasso é meu companheiro. Vamos trabalhar juntos e espero que a gente tenha condições para trazer aquilo que desejam os cearenses.” Assim como na noite do resultado do primeiro turno, Tasso não compareceu ao escritório de Eunício ontem.

Rodeado pela família e por aliados, Eunício começou a entrevista antecipando que iria falar pouco. “Quero agradecer aos mais de dois milhões de cearenses que foram às urnas e sufragaram nosso nome. A essa multidão de cearenses, o meu agradecimento de coração. E aos outros cearenses que fizeram uma outra opção, espero que tenham feito livremente essa opção. Respeito a decisão de cada cearense. E ao governador eleito eu desejo muita sorte e que ele cuide de todos os cearenses”.

A serenidade do discurso de ontem do senador contrastou com a revolta expressa na noite de 5 de outubro. Na data em que foi realizado o primeiro turno, Eunício reclamou do “uso intensivo da máquina”, do “uso perverso do dinheiro público” e da “compra de voto descarada” em benefício, segundo ele, do candidato apoiado pelo governador Cid Gomes (Pros). Questionado sobre essas denúncias, Eunício disse que não queria falar sobre isso. “Eu só quero agradecer o povo cearense que foi pras ruas e fez a escolha pelo nosso nome. Aos que fizeram a outra opção, eu respeito e espero que tenham feito conscientemente”.

“Fortaleza é nossa”

Ao fim da entrevista, os partidários de Eunício comemoraram o desempenho do peemedebista na Capital gritando “Fortaleza é nossa!”. Assim como no primeiro turno, Eunício venceu Camilo em Fortaleza, desta vez por 57,17% dos votos válidos contra 42,83%.

Alguns apoiadores do senador comentavam entre si que os números possibilitavam ao PMDB bancar uma candidatura a prefeito em 2016. Mas o presidente da Câmara Municipal e deputado estadual eleito Walter Cavalcante (PMDB) acha a discussão prematura. “O futuro a Deus pertence. Ainda tem muito tempo até 2016. Acabamos de sair de uma eleição, vai ter muita conversa ainda”, disse Walter.

Enquanto isso, o deputado estadual reeleito Danniel Oliveira (PMDB), sobrinho de Eunício, previa bloco de oposição a Camilo Santana na Assembleia Legislativa ao qual se unirão aliados do peemedebista eleitos no último dia 5, a exemplo de Agenor Neto (PMDB), ex-prefeito de Iguatu, e do vereador Capitão Wagner (PR), candidato a deputado mais votado no Ceará. “Agora é juntar a turma, conversar com os deputados que foram eleitos”, afirmou Danniel.

Frase

“A essa multidão de cearenses, meu agradecimento. Aos que fizeram outra opção, espero que tenham feito livremente essa opção” Eunício Oliveira

Momentos

APOIO DA FAMÍLIA

Eunício deu coletiva tendo ao lado a esposa, Mônica, e os filhos. Ao fim da entrevista, abraçou cada um e, quando chegou a vez da filha Marcela, disse que ela, que tinha os olhos marejados, era “uma guerreira”.

LAMENTO DOS AMIGOS

Enquanto Eunício aparentava tranquilidade em conversa com amigos mais próximos, outros se queixavam abertamente entre si. “Fizemos nossa parte. O povo é que não fez a dele. Fazer o quê?”, disse um deles.

OS LADOS DO MURO

Muitos no escritório de Eunício tinham adesivos de Aécio Neves nas roupas. Uma eleitora de Eunício e do tucano disse que “um muro se formou no Brasil” com o resultado presidencial. “Veja o mapa do voto”, dizia ela.

Números

46% Foi o total de votos válidos que Eunício Oliveira recebeu no segundo turno.
53% Dos votos válidos no segundo turno foram para Camilo Santana (PT)
57% Foi o total de votos válidos que Eunício obteve em Fortaleza
Via Ceará News7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá