terça-feira, 4 de junho de 2013

Campanha pela Refinaria do Ceará começa em Sobral nesta quarta (05)


A campanha de mobilização da sociedade civil pelo início imediato das obras da Refinaria Premium do Ceará vai começar esta semana em Sobral. O encontro acontece, a partir das 16h, dessa quarta-feira, 5, no Auditório Saturno do Cento de Convenções de Sobral, e contará com a participações de representantes do empresariado, do poder público e da sociedade civil.

De acordo com o Prefeito Veveu “a campanha é uma forma de apressar o processo. Esse negócio (Refinaria) terá um impacto muito grande em nossas vidas”, afirma. A Refinaria Premium do Ceará terá capacidade de processar 47,7 milhões de litros de petróleo/dia. A expectativa é que 90 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados durante os quatro anos de construção.

O presidente da AL lembra que a Refinaria Premium do Ceará é um compromisso firmado há alguns anos pelo Governo Federal com o Ceará. “Até agora, a obra não saiu do papel. Chegou a hora de exigirmos que comece a ser construída. Vamos aos municípios, porque todos irão ganhar com o empreendimento. Ganha o Brasil, ganha o Ceará, ganham todos os cearenses”, completa.

Quando começar a operar a refinaria terá um faturamento da ordem de R$ 95 milhões/dia. “O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deverá dobrar, com a refinaria gerando sozinha mais de R$ 7 bilhões ao ano em recursos para o Estado investir em educação, moradia, segurança e muitas outras áreas”, informa José Albuquerque,

Nas refinarias, o petróleo é transformado em combustíveis e em uma matéria-prima chamada nafta, que é utilizada em outras indústrias, chamadas petroquímicas. Hoje, o Brasil possui 11 refinarias e três petroquímicas refinando quase 383 milhões de litros de petróleo por dia.

FONTE: Sobral em Alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá