Na manhã deste sábado, 29, a Prefeitura de Santana do Acaraú, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, inaugurou a Central Municipal de Reciclagem (CMR).
A Central Municipal de Reciclagem (CMR) é uma estrutura de baixo custo operacional que oferece à população serviço gratuito de recebimento e segregação de resíduos com potencial de reciclagem, tais como papel, plástico, vidro, metal e também óleo de cozinha usado, preparando-os para as indústrias recicladoras que realizarão o beneficiamento e reinserção desses produtos na cadeia produtiva. A meta é que haja uma diminuição progressiva do encaminhamento desses resíduos ao aterro sanitário, diminuindo os custos de transporte e aterramento desse material e aumentando a vida útil do aterro. Providenciando assim, uma destinação adequada aos resíduos com potencial de reciclagem e/ou reutilização, através do pré-beneficiamento e comercialização dos mesmos.
A CMR tem como objetivo primordial a melhora da qualidade ambiental da região e da qualidade de vida dos moradores do município através da destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos.
A unidade de Santana faz parte do grupo de construção e implantação de 15 Centrais Municipais de Reciclagem na região do Vale do Acaraú, construídas através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú.
O Prefeito, "Meu Deus", agradeceu a parceria do estado, e destacou que além da colaboração com o meio ambiente, e a economia gerada com a redução de resíduos destinados ao aterro, a central de reciclagem também irá gerar renda a catadores que irão atuar na unidade.
Representando o Governo do Estado, estava o Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque. O Presidente da Assembleia, Evandro Leitão, também participou da solenidade de inauguração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário