quarta-feira, 31 de julho de 2019

Ubajara: COGERH fará investimento de R$6 Milhões no reservatório Jaburu I


A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) prepara uma intervenção na estrutura do reservatório Jaburu I para corrigir anomalias causadas pela natureza sedimentar da região. A irregularidade, detectada através do monitoramento sistemático realizado pela companhia, será corrigida a partir desta quinta-feira (01). A medida de prevenção foi anunciada durante reunião extraordinária do Comitê da Bacia da Serra da Ibiapaba, ocorrida no município de Ubajara na última terça-feira, 23 de julho O comitê, com representação em diversos setores da sociedade, e a Cogerh são responsáveis pela gestão da água na bacia da Ibiapaba.

“A ação consiste na aplicação de injeções de cimento na estrutura do açude localizada a jusante da barragem ”, explica Mikaelle Duarte, da gerência de Segurança e Infraestrutura da Cogerh. A geologia da região, predominantemente de natureza sedimentar provoca uma série de dificuldades na operação. “Essa não é a primeira intervenção feita pela Cogerh para corrigir anomalias no Jaburu I. O solo daquela localidade é de natureza sedimentar, fato que dificulta a operação do reservatório”, destaca Mikaelle sobre as causas dos problemas.

Apesar das dificuldades naturais, o reservatório abastece 8 cidades e 15 distritos na região da serra da Ibiapaba, tornando-se estratégico para os mais de 300 mil habitantes do entorno. A correção das anomalias é feita por empresa contratada por licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá