quarta-feira, 31 de julho de 2019

Governo e Prefeitura buscam parcerias com banco dos Brics

Reunião entre Governo, Prefeitura e o banco dos Brics. Foto: Divulgação

NDB mira financiamentos no Nordeste. No Ceará, Prefeitura e Governo estudam possibilidades na área de infraestrutura

A intenção do Governo e Prefeitura buscam é ampliar as possibilidades de negócios com organismos internacionais. A reunião com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) – conhecido como banco dos Brics – , ocorrida hoje, 30, no Palácio da Abolição, prova que o Poder Público quer mais uma fonte de financiamento para projetos futuros, assim como é com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Bando de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

“Já financiamos projetos importantes em mobilidade urbana, logística, metrôs, ferrovias, portos e aeroportos. São setores fundamentais para o crescimento, para a produtividade, para a competitividade e para o bem-estar da população. As perspectivas do NDB são muito promissoras. Ainda estamos na fase inicial de desenvolvimento, mas a tendência é acelerar as operações no Brasil, especialmente no Nordeste”, destacou o vice-presidente do NDB, Sarquis J.B. Sarquis.

Do lado do Governo do Estado, eventuais projetos são a ampliação e modernização do Porto do Pecém (cujo sócio é o porto holandês de Roterdã), além de empreendimentos ligados a energias renováveis, água, saneamento básico e outras infraestruturas.

A Prefeitura, por sua vez, já entregou carta consulta ao organismo internacional, baseada nas prioridades do Fortaleza 2040. Os projetos devem contemplar a infraestrutura da área de resíduos sólidos, mobilidade urbana, educação e saneamento básico.

Quem é o NDB
O NDB visa a prestar apoio financeiro a projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, públicos ou privados, nos países do Brics e em outras economias emergentes e países em desenvolvimento. O capital subscrito inicial do banco é de US$ 50 bilhões, com sinal verde para chegar a US$ 100 bilhões.

*Focus.Jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá