terça-feira, 19 de julho de 2011

VIVENCIE SUAS EMOÇÕES



Muitas pessoas, diante dos piores problemas, preferem esconder suas emoções. Elas não conseguem vivenciar as adversidades. Isso é um erro! É muito importante compreendermos que somos humanos. Sentimos amor, alegria, contentamento, mas também raiva, tristeza, medo, dor, ansiedade, frustração; choramos, lamentamo-nos. É fundamental sabermos vivenciar tanto as emoções positivas como as negativas, para que possamos ser saudáveis.

Existe dois extremos- os que querem aparentar ser forte e trancam suas emoções, o que prejudica o próprio emocional

Cuidado com essa imagem errada de vida cristã que é só vitória! Não dê uma de supercristão, fingindo nunca sentir tristeza ou frustração. Feridas profundas serão abertas na sua estrutura emocional por você não querer vivenciar os momentos ruins. O cristão tem direito de ficar triste, lamentar-se, chorar. Não é pecado! Pelo contrário, quando ficamos tristes, choramos e expressamos com palavras o que estamos sentindo, há uma descarga emocional e sentimo-nos aliviados. 

Você já parou para ler e analisar os Salmos? Se o fizer, verá que alguns são expressões de alegria, louvor e adoração a Deus; outros, de medo, raiva, dor, frustração do salmista em relação aos seus inimigos. Na maioria, a alma do salmista está desnuda diante do Criador, suplicando a Ele perdão, alívio, e solução para suas crises existenciais e interpessoais.Contudo, mesmo em nosso meio, há pessoas que querem esconder suas emoções, sua dor, seu sofrimento. Não querem assumir seu estado emocional e receber ajuda porque acham que demonstrarão fragilidades e não serão mais admiradas. Mas, normalmente, é o contrário. As pessoas precisam saber que somos humanos, tanto para se identificarem conosco e disporem-se a ajudar-nos como para saberem que um dia poderão recorrer a nós, pois iremos entendê-las.Tais pessoas precisam lembrar que nem mesmo Jesus, o Filho de Deus, foi imune à dor. Ele era divino, mas também humano. E experimentou todas as vicissitudes de nossa frágil natureza: raiva, tristeza, fome, frio, cansaço. Foi tentado, rejeitado, caluniado, oprimido, injustiçado. Isso causa dor profunda à alma. Por isso, o autor da Carta aos Hebreus observou: Porque, naquilo que ele mesmo [Jesus], sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados (Hb 2.18). Em João 11.35, está escrito: Jesus chorou. Seu amigo Lázaro havia morrido e estava sepultado havia quatro dias. Ao ver Maria, irmã de Lázaro, lançar-se aos Seus pés e chorar, Jesus se agitou no espírito e comoveu-se (Jo 11.33). O Senhor se compadecia do sofrimento alheio e expressava a Sua emoção. 


Outro extremo entretanto, já é aquele que vê tudo ruim, nunca consegue enxergar as coisas boas, só vê problema, nada o alegra, a palavra de Deus nos afirma que no mundo teremos aflições, mas que devemos ter bom animo, por que vitorias também vão chegar. na vida passaremos por todos os tipos de emoção.

Vivencie as suas emoções. Viva o dia bom, mas também o dia mau. Fale sobre seus sentimentos, suas dores, suas mágoas com uma pessoa de confiança, um cristão maduro, equilibrado, conhecedor da Palavra, discreto, que saiba guardar para si os assuntos do outro. Ore, chore, extravase suas emoções negativas diante do Senhor, para que feridas não sejam abertas em sua alma e isso venha a perturbá-lo e prejudicar sua trajetória rumo à vitória que Deus tem para você.

E principalmente comemore cada vitoria da sua vida, se alegre, comemore, a vida também não é só de lutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá