terça-feira, 26 de julho de 2011

O que fazer quando não há nada a se fazer?

A Biblia nos diz em Êxodo cap. 14 a partir do vers. 5, que sendo anunciado ao rei do Egito que o povo de Israel fugia, o seu coração mudou contra os israelitas e então ele resolve ir recapturá-los. Então ele reúne o seu exército e seus carros para fazer tornar a escravidão o povo de Israel, e no vers. 10 diz que vendo o povo de Israel que Faraó vinha atrás deles, temeram muito. 

Podemos tirar dessa passagem coisas tremendas que podemos entender e aplicar em nossa vida. Porque Deus permitiu que Faraó voltasse atrás na decisão de deixar o povo ir embora? Uma das coisas mais maravilhosas na Palavra de Deus é que se nós atentarmos para toda a Escritura, veremos Deus nos ensinando como sair de situações que muitas vezes para nós é impossível sair, mas, em todas as situações, o que Deus quer nos dizer é: “...sem Mim nada podeis fazer“.

Precisamos aprender a ser totalmente dependentes de Deus se quizermos vencer as batalhas, lutas, perseguições e outras coisas que aconteceram, acontecem ou vão acontecer em nossas vidas.

Ali estava um povo que vivia uma situação que nunca havia experimentado antes e humanamente falando não havia saída. Imaginemos um povo que havia sido escravo durante tantos anos no Egito, sai para um deserto que não conhecia e se depara com um mar que, creio eu, nunca antes havia visto e quando olha para trás vê Faraó e seu exército vindo para escravizá-los novamente, ou quem sabe, matá-los.

E naquele instante esse povo tem três opções a fazer: ENFRENTAR FARAÓ E SEU EXÉRCITO, RENDER-SE A ELE OU CONFIAR EM DEUS.

Mas, como enfrentar um exército que era preparado sem ao menos ter em suas mãos armas para essa guerra, como enfrentar se aquele povo estava acostumado a ser escravo. Temos ouvido tantos pregadores, profetas e irmãos em Cristo dizendo que o diabo é bobo, que pisa na cabeça dele e etc... Nunca entre num confronto sem revestir-se com as armaduras de Deus e sem Deus te ordenar que você vá. Deus estava ali com aquele povo, mas a ordem que Deus deu àquele povo não foi a de enfrentar o inimigo. Precisamos aprender que em certas situações de perseguição que sofremos, não devemos parar para enfrentar o inimigo, mas continuar seguindo em frente, sem nos preocuparmos com as zombarias, chacotas, e as vezes, até ameaças de agressões.

Israel poderia se render a Faraó e tornar a ser escravo no Egito. Eu conheço muitos irmãos que não suportaram as perseguições, as afrontas e por não terem forças para seguirem em frente, preferiram voltar ao Egito(retrocederam). E a Palavra de Deus é bem clara a esse respeito quando diz “ mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.“ “retroceder nunca, avançar sempre“. A vida cristã é renúncia, é sofrer perseguições por amor a Cristo, é saber que “o Senhor é meu Pastor; nada me faltará“, nem mesmo as mais terríveis lutas. 
E no vers. 10, vemos um povo amedrontado, que até murmura contra Moisés, mas no final do vers. 10 a Palavra diz que “...então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.“ Apesar de toda a adversidade eles resolveram clamar a Deus e Ele não resiste a um clamor desesperado. No cap. 3, vers. 7, Deus diz a Moisés “...e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.“ Deus sempre esteve presente com aquele povo e não é diferente nos dias de hoje. Precisamos aprender a confiar mais, porque não há nada que Ele não possa fazer, não há situação que para Deus não exista solução. Ele é Onipotente, portanto, Ele pode todas as coisas. Como ele disse a Abraão e Sara “haveria cousa alguma difícil ao Senhor?“.

Quando estiveres numa situação onde não há mais nada que você possa fazer, clame ao Senhor e Ele virá em teu socorro. Aquele povo tinha presenciado tantos milagres no Egito através de Moisés e pôde presenciar mais um naquele deserto. Creia que essa situação que você pode estar vivendo hoje é apenas a forma que Deus encontrou para que você coloque a sua esperança Nele e o milagre que você tanto espera que aconteça só está dependendo do seu clamor. Abre a tua boca e comece a invocar Áquele que é Poderoso para fazer infinitamente mais que tudo que pedimos ou pensamos.

Deus nos abençoe a todos.



texto de Sv. José Carlos Alvis Da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá