quinta-feira, 9 de junho de 2022

Salmito enaltece conquistas da gestão municipal de Caucaia


Deputado Salmito                                  Foto: Leomar

A gestão municipal de Caucaia foi, mais uma vez, enaltecida pelo deputado Salmito (PDT), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa realizada em formato presencial e remoto, na manhã desta quinta-feira (09/06). Ele comentou a construção dos novos espigões do município, assim como a implantação do programa Bora de Graça, que oferece gratuidade no uso do transporte coletivo para toda a população de Caucaia.

A construção dos novos espigões, conforme o parlamentar, é uma demanda antiga do município e que foi pleiteada por muitos ex-prefeitos, mas que só foi conquistada na gestão de Vítor Valim. “Inclusive, no meu mandato e o do presidente desta Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), fomos muito atuantes nessa articulação entre a prefeitura de Caucaia e o Governo do Estado, de onde vem todos os recursos para a obra dos espigões”, afirmou.

Segundo o deputado, trata-se de uma obra de grande importância por ser estruturante. Além de preservar a faixa de praia do município e parte do litoral cearense, “os espigões vão salvar empregos e residências e manter o fluxo turístico local”.

O parlamentar ressaltou que a obra foi aprovada “sem nenhum recurso federal”. “Mesmo que ex-prefeitos tenham tentado o apoio federal para construção dos espigões, os recursos que estão sendo utilizados para a obra são todos oriundos do Governo do Estado do Ceará”, disse. Ele lembrou ainda que os recursos lançados por emendas da bancada federal cearense desde 2020 estão sendo utilizados na construção do Hospital Universitário do Ceará.

Da mesma forma, o projeto Bora de Graça tem alavancado a economia do município. Salmito considera o projeto como um marco histórico para o município, que favorece o acesso e incrementa a economia local, beneficiando tanto os trabalhadores como a população como um todo.

A deputada Erika Amorim (PSD), em aparte, reconheceu as conquistas alcançadas pela nova gestão, mas lembrou que, no caso dos espigões, trata-se de uma demanda antiga, com a qual o governador Camilo Santana já havia se comprometido ainda na gestão anterior.

Já o deputado Silvio Nascimento (Patri) considerou que o Bora de Graça está ampliando o alcance da economia de Caucaia. Segundo ele, os caucaienses costumavam receber seu salário e ir gastar no North Shopping ou no centro de Fortaleza. Hoje, a gratuidade possibilita o contrário. “As pessoas estão circulando dentro do município, e pessoas estão vindo de Fortaleza para gastar no centro de Caucaia. O turismo também é beneficiado, pois a circulação de pessoas nas praias também cresceu”, disse.

Segundo ele, a média de circulação de passageiros por dia no transporte coletivo, que chegava a 30 mil antes da pandemia, hoje ultrapassa 80 mil, com a gratuidade.

*Agência AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá