sábado, 4 de outubro de 2014

TRE sorteia e recolhe 1 urna de Groaíras para auditoria das urnas eletrônicas



Na tarde deste sábado, 04 de outubro, uma comitiva do TRE-CE esteve pousando no solo groairense, para recolher uma das urnas de votação para esse domingo. Muitos se perguntaram o significado daquela ação. Pois bem, o que acontece é que Groaíras foi sorteada para se recolher 1 urna para juntamente com outras 2, outra de alguma cidade do interior e outra de Fortaleza, para serem auditadas.

Saiba mais.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou o sorteio das seções eleitorais, neste sábado (4), às 9 horas, na Sala de Sessões, para a auditoria das urnas eletrônicas no domingo (5), dia da eleição. O sorteio das urnas foi conduzido pela juíza auxiliar da Presidência do TRE, Roberta Ponte Marques Maia, que preside a Comissão de Votação Paralela, na presença de representantes dos partidos, coligações e de diversas entidades.

Foram sorteadas três seções eleitorais (duas do interior e uma da capital), de zonas diferentes, dentre as quais uma foi de Groaíras. As urnas eletrônicas dessas seções serão levadas para o TRE para serem auditadas durante o funcionamento da Votação Paralela, no domingo (5), das 8h às 17 horas, no auditório do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema.

Na Votação Paralela, a ser realizada no 1º turno (5) e no dia 26/10, caso haja 2º turno, incluindo seções eleitorais de todo o Estado, os votos assinalados na cédula de votação e, posteriormente depositados em urna de lona, também são digitados nas urnas eletrônicas. Os dois processos de votação, além de acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos, são filmados. Ao final, contrapõem-se os resultados. Se forem idênticos, estará comprovado o correto funcionamento da urna eletrônica.

A presidente da Comissão de Votação Paralela, juíza Roberta Ponte, afirma ser “fundamental que todos, partidos políticos e entidades da sociedade, fiscalizem os trabalhos de auditoria para que as eleições tornem-se ainda mais transparentes e o cidadão tenha a certeza da segurança da urna eletrônica”.

Além da juíza Roberta Ponte, a comissão é composta pelos servidores Zemilson Batista de Medeiros, representante da Secretaria de Tecnologia da Informação; Ana Lilian Bastos Santana da Cunha, da Secretária Judiciária; Gláucia Lima Andrade, da Corregedoria Regional Eleitoral; e Cláudio Emmanuel Medeiros Dantas, da Secretaria de Administração. Os trabalhos da Votação Paralela são acompanhados ainda pelo representante do Ministério Público Eleitoral.

Fonte: assessoria de comunicação do TRE-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá