domingo, 13 de julho de 2014

Mario Götze, o herói do título

Mario Götze vibra com a taça da Copa do Mundo. Ele fez o gol do título e foi eleito o melhor jogador em campo (Foto: Natacha Pisarenko/AP)

Sete minutos do segundo tempo da prorrogação, 117 minutos de jogo (sem contar os acréscimos). A bola vem pelo alto, já quase na pequena área do goleiro argentino Romero. Um jovem atacante que saiu do banco na prorrogação mata no peito e vira já caindo. Acerta a canhota na bola. Romero está saindo do gol, crescendo em direção ao alemão. A bola passa à esquerda do argentino e morre no gol. Explosão no Maracanã. Explosão em Berlim. Aos 22 anos, Mario Götze marca o gol do tetracampeonato alemão.

Götze entrara na partida aos 42 minutos do segundo tempo, no lugar de Miroslav Klose. Uma substituição que parece simbolizar a bem-sucedida organização do futebol alemão. Aos 36 anos, Klose encerra a Copa do Mundo do Brasil como o maior artilheiro da história dos Mundiais. Götze também escreve já seu nome na história, com o gol que dá à Alemanha o título, após jejum de 24 anos – esta é a primeira Copa que o jovem atacante vê seu país ganhar.

Götze estreou como profissional aos 17 anos, no Borussia Dortmund, em 2009. Na temporada 2012-2013, ajudou a levar o time a quebrar outro jejum: fazia 15 anos que o clube não avançava às quartas de final da Liga dos Campeões da Uefa. Na segunda partida das oitavas, contra o ucraniano Shakhtar Donetsk, marcou um dos três gols nos 3 a 0 que definiram a classificação (o jogo de ida havia terminado 2 a 2). O Borussia seguiu na competição até a final, mas Götze ficou fora a partir da segunda partida das semifinais, contra o Real Madri, por lesão. Na final, seu time acabou derrotado pelo rival alemão Bayern de Munique, por 2 a 1. A decisão entre os dois clubes foi uma prova da supremacia do futebol germânico na Europa.

Na temporada seguinte, em abril de 2013, transferiu-se para o Bayern de Munique, provocando a ira dos torcedores do Borussia. Camisas de Götze foram queimadas. O Bayern – principal rival do Borussia Dortmund a partir dos anos 1990 – pagou a multa rescisória de 37 milhões de euros. Lesionado, estreou apenas em agosto do ano passado, em grande estilo. Götze entrou aos 15 minutos do segundo tempo e marcou dois gols no amistoso contra o húngaro Győri ETO. Os bávaros ganharam por 4 a 1.

O atacante Mario Götze veste a camisa da seleção alemã desde as seleções de base. Ele jogou no Sub-15, no Sub-16, no Sub-17 e no Sub-21, em 2009, quando tinha 17 anos. No ano seguinte, já foi convocado para a seleção principal e estreou no amistoso sem gols contra a Suécia, em novembro de 2010. O primeiro gol de Götze com a camisa alemã foi contra o Brasil, em 2011, aos 19 anos, em amistoso em Stuttgart. O jogo terminou 3 a 2 para os donos da casa.

Assim como Thomas Müller, Manuel Neuer, Toni Kroos, André Schürçe e Mats Hummels, seus colegas de seleção tetracampeã (sem contar Marco Reus, que não foi à Copa por lesão), Götze é produto da estratégia alemã de investir na formação de novos jogadores, lançada em 2000. Todos passaram pelas academias apoiadas pela Federação Alemã de Futebol para formar novos talentos. Esses núcleos foram criados, principalmente, em pequenas cidades. A decisão de criar essa rede de formação veio com a percepção de que a equipe nacional não ia bem e os jogadores do país eram conhecidos mais por sua força física do que por suas habilidades técnicas e noções táticas.

Filho de um professor da Universidade de Tecnologia de Dortmund, Götze entrou em uma dessas academias aos 8 anos. Seu irmão mais velho, Fabian, de 24 anos, também participou do programa da federação. Hoje joga no SpVgg Unterhaching, na terceira divisão alemã. O irmão mais novo está no sub-15 do Borussia. De onde veio Götze, pode vir muito mais.


Fonte: Època

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá