sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Prefeitura realiza movimentação em prol da Campanha de prevenção a Hanseníase


A Secretaria de Saúde de Groaíras, esteve na manhã dessa sexta(30/01/2014) se concentrando na Praça Central do município, onde foi realizado o Dia "D" da campanha de prevenção a Hanseníase. Estiveram presentes vários membros da equipe de saúde de Groaíras, A secretária Claudia Melo, seu adjunto Alexsandro Albuquerque, o Prefeito Adail Melo, a 1 ª Dama Elisabeth Ximenes, o Presidente da câmara, Messias Cassimiro, e os vereadores Bené Azevedo e Ueliton Vasconcelos, também esteve presente os secretários adjuntos da Infraestrutura, Francisco Nascimento e da Agricultura, Cid. E também o secretário de educação Charles Antonio, e o de cultura Ney Oliveira.

Além dos atendimentos sobre hanseníase, a secretaria também ofereceu outros serviços como aferição de pressão e testes de glicemia.

O objetivo da campanha é alertar a população através de ações educativas e consultas oferecidas gratuitamente. hoje em praça pública varias pessoas buscaram o atendimento para verificar manchas na pele, atendimentos esses acompanhados pelo médico Dr. Edmilson Timbó. Entretanto vale ressaltar que o atendimento será oferecido nas Unidades Municipais de Saúde da Família. Agentes de saúde farão a busca de pessoas com sintomas de hanseníase na comunidade, com objetivo de conscientizar, diagnosticar e tratar a doença em sua fase inicial.

SAIBA MAIS

A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução lenta, que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas pode variar de dois a até mais de 10 anos. O principal sintoma da doença são as manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou marrons em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade. Os nervos são comprometidos, podendo haver deformações em regiões, como nariz e dedos.

A doença tem cura e o tratamento pode ser feito em todas as Unidades de Saúde e Estratégias Saúde da Família, com o uso de medicamentos de via oral. Para os casos diagnosticados em estágio inicial, a duração é de seis meses. Já os casos em estágio avançado precisam de acompanhamento durante um ano.

Então não perca tempo, Se você tem algum tipo de mancha na pele, procure já um atendimento.



Confira mais fotos: Clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá