quarta-feira, 25 de setembro de 2013

TSE aprova criação do PROS- Partido Republicano da Ordem Social e do Solidariedade.





Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira a criação do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), fundado no dia 4 de janeiro de 2010. O novo partido seria o possível destino do governador Cid Gomes, que é contra à atual posição da sua sigla (PSB), com relação ao governo Dilma. aprovou também a criação do partido Solidariedade, fundado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical.

Com o registro no TSE, os partidos poderão disputar a eleição de 2014 para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

Com os registros, o Brasil passa a ter 32 partidos registrados no TSE.

O julgamento do PROS foi suspenso no dia 10 de setembro por um pedido de vista da ministra Luciana Lóssio e foi retomado nesta terça-feira (24). A ministra votou contra a aprovação imediata do partido, por entender que deveria ser feita recontagem de algumas assinaturas de apoiadores que não estavam de acordo com as normas da Justiça Eleitoral.

Segundo a votar na sessão desta terça, o ministro Dias Toffoli se manifestou a favor da criação do PROS. Ele entendeu que todos os requisitos foram cumpridos pelo partido. “Confio nas certidões emitidas pela Justiça Eleitoral. Não tenho elementos para contestar certidões que estão sendo juntadas aos autos”,disse o ministro.

Na sessão anterior, votaram a favor da criação do partido os ministros Laurita Vaz, Castro Meira, Gilmar Mendes, e Cármen Lúcia. Henrique Neves reajustou seu voto na sessão de hoje para acompanhar a divergência aberta com a ministra Luciana Lóssio.

A ex-senadora Marina Silva está correndo contra o tempo para tentar criar o Rede Sustentabilidade, mas ainda depende da validação de assinaturas junto aos cartórios eleitorais. A Justiça Eleitoral exige 492 mil assinaturas para a concessão do registro nacional.

Marina precisa viabilizar o novo partido junto à Justiça Eleitoral até 5 de outubro, data limite para que a sigla esteja apta a disputar as eleições do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá