quinta-feira, 10 de agosto de 2023
Unipace é selecionada para evento internacional sobre gestão pública
A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), foi a única escola do Legislativo do Nordeste a ser escolhida para participar da 6ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (Saeg). O evento ocorre entre os dias 14 e 15 de setembro deste ano, na cidade de Genebra, Suíça, e tem como tema geral “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”.
A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, explica que as vagas eram limitadas para cada segmento dos setores públicos Executivo, Legislativo, Judiciário, tribunais de contas, ministérios públicos e cooperação brasileira. Para concorrer à vaga, o órgão elaborou, em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Casa, uma trilha formativa sobre o atendimento de dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nove metas da Agenda 2030 na Alece.
Na ocasião, além da diretora acadêmica, o Legislativo cearense estará representado pela primeira-dama da Alece, líder e idealizadora do CRS, Cristiane Leitão. Ela destaca que a conquista é reflexo das ações empreendidas pela gestão da Casa em busca de uma governança sistêmica, voltada aos critérios ESG, que levam em conta os aspectos ambientais, sociais e de governança.
“Por meio dessa nova gestão, conseguimos alcançar resultados exitosos na sociedade cearense, os quais serão devidamente apresentados na 6ª SAEG, juntamente com as metas da Agenda 2030 da Alece”, afirma Cristiane.
O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), aponta a importância da participação da instituição no encontro. “Esse evento tão importante busca reunir as entidades para a assinatura de um documento de intenções que sinaliza o compromisso das escolas de governo brasileiras de construírem capacidades na Agenda 2030 e no processo de cooperação com demais escolas de governo do País”, completou.
A Saeg é uma iniciativa que busca difundir a prática avaliativa como indissociável da gestão pública e tem o objetivo de defender, orientar, compartilhar e demonstrar que a avaliação é um mecanismo chave para a efetividade organizacional e para a justiça social das políticas públicas. A 6ª edição da Saeg conta com a realização da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), do Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).
ATUAÇÃO DA UNIPACE
No primeiro semestre deste ano, a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) recebeu o prêmio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), na categoria Educação Legislativa, pelo Projeto Governança Interativa. O objetivo do projeto é implementar na Alece o perfil da governança pública, em uma nova diretriz da administração pública, objetivando o Parlamento aberto, em diálogo com a sociedade.
Durante os primeiros seis primeiros meses deste ano, 5.480 alunos foram atendidos pela Unipace. Dentre os principais eixos de ensino do semestre estão os cursos de pós-graduação lato sensu e extensão, cursos de idiomas, Unipace Virtual e qualificação de servidores.
Ao todo, 171 formandos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs), divididos entre os cursos de MBA em Assessoria Parlamentar e em Gestão e Governança Pública. Além disso, foram registradas quase 750 inscrições para os MBAs que serão ofertados no segundo semestre: Gestão e Governança Pública, Assessoria Parlamentar e Gestão Pública Municipal.
*ALECE
Por Ariadne Sousa
Edição: Clara Guimarães
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário