Dep. Sérgio Aguiar ( PDT ) - Foto: Paulo Rocha
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) relatou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta terça-feira (22/08), sua participação na National Conference of State Legislatures (NCSL) 2023, em Indianápolis, capital do estado norte-americano de Indiana.
Secretário da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) no Ceará, o parlamentar fez parte da comitiva que viajou na última semana até Indiana para participar da conferência que congrega legisladores norte-americanos e tem como convidados parlamentares de todo o mundo. Além da visita ao Capitólio, a comitiva participou ainda de oficinas de diálogos.
“Foi uma excelente oportunidade para entender as decisões em nível de estado, trocando experiências com os parlamentares norte-americanos, além de conhecer o Capitólio e sua logística de funcionamento em um mesmo prédio. Sem dúvidas, traremos essas experiências para a nossa Conferência da Unale, que será realizada aqui no Ceará, em novembro”, salientou Sérgio Aguiar.
Outro assunto abordado pelo deputado na tribuna é a nova gestão de 10 aeroportos regionais do Ceará para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “Foram feitas visitas técnicas e apresentadas as demandas respectivas de cada unidade e, nesta quarta-feira (23/08), será a assinatura do acordo de gestão aeroportuária para os aeroportos de Aracati, Cruz- Jericoacoara, Camocim, Sobral, São Benedito, Crateús, Tauá, Iguatu, Campos Sales e Quixadá”, ressaltou.
O parlamentar avaliou ainda a mobilização anunciada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) no próximo 30 de agosto. “A Aprece, com razão, convocou as prefeituras municipais a paralisarem o expediente no próximo dia 30 em protesto à queda de recursos do Fundo de Participação dos Municípios. Acho a ação válida e deixo aqui minha sugestão para negociarmos junto ao Governo Federal o 1% a mais do Fundo de Participação dos Municípios no mês de outubro, evitando assim descumprimento de obrigações trabalhistas e paralisação de obras”, indicou.
Em aparte, Moésio Loiola (Progressistas) parabenizou o Governo do Estado pela decisão sobre a gestão dos aeroportos. “Acredito que o Estado ganha muito com essa decisão, pois aprimora esse serviço e ainda desonera nossos cofres ao passar para o Governo Federal essa manutenção. É altamente importante para o desenvolvimento regional, além da realização de um grande sonho. Parabéns ao Governo do Ceará”, elogiou.
*ALECE
Por Luciana Meneses
Edição: Adriana Thomasi
Nenhum comentário:
Postar um comentário