segunda-feira, 10 de abril de 2023

Em São Benedito, Prefeito Saul recebe Governador para lançamento do "Plantão de Cirurgias" que vai beneficiar 30 mil cearenses.





O Hospital Municipal de São Benedito, na região da Ibiapaba, sediou na manhã desta segunda-feira (10) o lançamento do mutirão estadual para realização de cirurgias eletivas. O governador Elmano de Freitas e a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, foram recepcionados pelo Prefeito, Saul Maciel, e acompanharam os primeiros procedimentos realizados na unidade, marcando o início do Plantão Cirurgias. Em todo o Estado do Ceará está prevista a realização de cerca de 30 mil cirurgias em unidades de saúde parceiras, dentro do programa estadual.

O governador Elmano de Freitas ressaltou que, embora o lançamento ocorresse em São Benedito, todo o Ceará será contemplado. “Prevemos um investimento inicial de R$ 135 milhões, mas, se precisar de mais, o Estado vai complementar o recurso. Será a nossa máxima prioridade”, assegurou o governador, que hoje soma 100 dias à frente do Executivo. Nesse período, ele destaca o anúncio do chamamento de dois mil concursados da Funsaúde ao longo de 2023, o reajuste do piso dos agentes comunitários de saúde, além do cumprimento do piso nacional de 14,95% para professores da rede pública estadual.

Elmano de Freitas garantiu que a saúde no Estado do Ceará será ainda mais regionalizada. “Vamos interiorizar ainda mais a saúde. Sei do desafio que temos de dar emprego e oportunidade para nosso povo, mas também sei que 60 mil cearenses estão sofrendo e esperando para fazer cirurgias”, apontou. “A cirurgia feita aqui terá o mesmo valor a ser pago por uma cirurgia realizada em Juazeiro, por exemplo. Vamos garantir a máxima transparência e eficiência porque o nosso povo quer deixar de esperar tanto tempo. As decisões do nosso Governo priorizam, acima de tudo, a melhoria de vida do povo do Ceará”.



“Queremos levar a saúde para mais próximo do paciente e queremos resolver os problemas dos pacientes o mais próximo de suas casas. Esse é um grande momento para toda a população, porque a partir de hoje, estaremos em todo o estado iniciando o mutirão para redução da fila de cirurgias eletivas”, afirmou a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.

“Mais de 60 unidades estão em processo de credenciamento em todo o Estado. Na semana passada, o Governo do Ceará garantiu que hospitais municipais também participassem do edital de chamamento. Queremos, com isso, que o maior número de equipamentos realizem os procedimentos e tirem os pacientes da fila. Para isso, a Sesa trabalha continuamente a fim de reduzí-la. Nós vamos cumprir a nossa parte de ligar para os pacientes, de fiscalizar e de cobrar retorno e celeridade, porque todos nós queremos realizar esse sonho, que é dos pacientes, mas nosso também”, completou a gestora.

Prefeito de São Benedito, Saul Maciel agradeceu ao governador Elmano de Freitas por escolher a cidade para o lançamento. “Para nós, é uma grande honra termos sido escolhidos para estarmos abrindo esse mutirão. Tenho certeza que todos os municípios da região têm estrutura para fazer essas cirurgias. Nós pensamos e vamos trabalhar para aliviar o sofrimento das pessoas que aguardam há anos para fazer a sua cirurgia”, disse.

Plantão Cirurgias



A iniciativa, prevista em lei pelo Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde, é realizada por meio de credenciamento de entidades com ou sem fins lucrativos. Clínicas, hospitais-polo, hospitais municipais (em convênio com o governo estadual) e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas são: Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Ginecologia, Urologia, Nefrologia, Neurologia e Vascular.

A lei que autoriza os procedimentos foi sancionada em 17 de fevereiro. O Plano vai dar celeridade ao andamento da fila de cirurgias eletivas formada no Sistema Único de Saúde (SUS). Na última terça-feira (4), uma medida enviada pelo Governo do Estado foi aprovada na Assembleia Legislativa para permitir também a celebração de convênios com prefeituras, possibilitando a realização de procedimentos nos hospitais municipais.

Expectativa




Ellen Lucy, gerente do Hospital Municipal de São Benedito, afirma que a equipe de profissionais da unidade estava ansiosa para colaborar com o programa que visa trazer mais celeridade no atendimento de pacientes que aguardam há meses pela cirurgia. “Nós estamos preparados e muito orgulhosos de poder contribuir, de colaborar com esse programa e as nossas expectativas são as melhores possíveis”, conta Lucy.



A agricultora Maria Dária Silva de Paiva, 32 anos, natural de Ibiapina, é uma das milhares de cearenses que serão beneficiadas. Para ela, que fará a cirurgia de vesícula, o lançamento do Plantão Cirurgias mostra o cuidado com os cearenses. “A nossa expectativa é que a fila de espera acabe. Graças a Deus me chamaram logo, mas ainda há muita gente esperando não só para vesícula, mas também para outros procedimentos”, avaliou, apontando, ainda, que a realidade da Serra da Ibiapaba vai mudar. “Eu aguardava há dois meses para fazer a cirurgia, mas graças a Deus agora tudo está dando certo. Minha expectativa agora é viver uma vida sem dor, cuidando dos meus filhos”, comemorou a dona Maria.

Participaram do lançamento Plantão Cirurgias, a senadora Augusta Brito, a deputada federal Fernanda Pessoa, os deputados estaduais Evandro Leitão, presidente da Assembleia, Alysson Aguiar e Leonardo Pinheiro, além de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda a região da Ibiapaba.

Cadastro


O caráter dinâmico da fila é conforme a quantidade de operações realizadas e o cadastro de novos pedidos diariamente. Por isso, a Sesa também atualiza constantemente os bancos de dados a fim de evitar possível duplicidade de informações. Para inclusão no sistema de Regulação, é preciso buscar atendimento nos postos de saúde. A demanda será avaliada pela equipe da atenção primária e, se necessário, cadastrada na fila.

Para quem já está incluso no sistema, é importante manter informações pessoais atualizadas. O contato para revisão dos dados pode ser feito via Plantão Cirurgias 24h, pelos números de WhatsApp (85) 3219-6073 / (85) 3219-9366 / (85) 3101-2610 ou por contato telefônico nos canais: (85) 3219-1065 / (85) 3219-9858 / (85) 3219-6045. Também estão disponíveis os contatos da Sala de Situação das Cirurgias Eletivas: (85) 3219-4210 / (85) 3101-5217 / (85) 3101-2666 / (85) 3488-2136. O atendimento telefônico ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As informações podem ser acessadas, ainda, na plataforma Saúde Digital: digital.saude.ce.gov.br/plantao-cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá