sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Praia do Icaraí vai ganhar espigões para conter avanço do mar

 

A intervenção é uma parceria do Governo do Ceará e Prefeitura de Caucaia. Essa é a primeira etapa do projeto de requalificação da orla do município

Problema antigo de Caucaia, especialmente da praia do Icaraí, o avanço do mar na região será solucionado com a construção de três espigões, inicialmente. A Restauração Costeira no Litoral de Caucaia foi anunciada nesta sexta-feira (22) pelo governador Camilo Santana e o prefeito Vitor Valim, e projeta a construção de 11 espigões, ao todo. O investimento, nessa primeira etapa – área mais atingida -, será de cerca de R$ 44 milhões, sendo aproximadamente 90% do Governo do Ceará e o restante, recurso da Prefeitura.



Sonho antigo de moradores e comerciantes, a requalificação vai evitar que a erosão marinha permaneça e assim continue prejudicando o cotidiano da população, bem como a geração de novos negócios. “Assinamos hoje algo muito importante para a cidade, a economia e a geração de emprego – que é a nossa grande preocupação diante dos efeitos da pandemia. Caucaia tem um potencial muito forte para o turismo. Essa obra tem uma engenharia grandiosa. Vamos iniciar o mais rápido possível e trabalhar as outras etapas futuramente”, esclareceu Camilo Santana.



Após licitada, o tempo estimado para conclusão das obras é de 12 meses. A intervenção é baseada em um anteprojeto realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária. O prefeito Vitor Valim agradeceu a parceria e reforçou a importância daquele momento. “Desde o meu primeiro dia de governo sempre contei com o Governo do Estado. E hoje, neste convênio assinado, vejo um sonho do nosso município se tornar realidade. Sei o quão importante é para o turismo, que é a maior ‘indústria’ na geração de empregos diretos e indiretos, a requalificação do nosso litoral”, destacou o gestor municipal.



Nilcilaine Martins e Eduardo Santos são casados e moram na praia do Icaraí há sete anos. A mineira e o baiano se mudaram para o Ceará a trabalho e conhecem de perto a realidade local, que sofre com o avanço do mar. O problema foi levado em consideração na hora da família adquirir a casa própria. “Compramos um apartamento depois da avenida Central. Não comprei aqui na orla devido a essa situação”, disse Eduardo. Agora, com o anúncio da obra, ele comemora a benfeitoria para os moradores locais. “Com certeza vai melhorar bastante para a gente, inclusive com a valorização do nosso imóvel”, comentou.

Engenheiro por formação, o senador Cid Gomes reconheceu a grandiosidade de uma obra desse porte. “Esta é a mais importante, complexa e necessária obra para esta cidade. Esta região está vivendo um drama e precisa ser restaurada. É uma obra que exige muitos estudos e cuidados na sua execução”, explicou.



Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, reconheceu o ganho para o setor turístico. “A gente sabe a importância do turismo para esse município e a região, e esse investimento, além da doação do terreno para o Polo Industrial, irá fazer com que Caucaia se desenvolva cada vez mais”, comentou.
Polo industrial

Aproveitando a oportunidade, o governador Camilo Santana assinou um projeto de lei, para ser enviado à Assembleia Legislativa para deliberação, doando um terreno ao Município em área estratégica na região do Porto do Pecém, para que ali seja instalado o Polo Industrial de Caucaia, gerando mais empregos e renda para a população.



Quando estiver em operação, o Polo deverá alavancar a aberturas de novas oportunidades de emprego, declarou Camilo Santana. “A ação é para atrair novos investidores para Caucaia. Vou assinar o projeto de lei que vai para a Assembleia. São 120 hectares para que Caucaia possa atrair novos empreendimentos. Este é o nosso desafio: gerar emprego e renda”, enfatizou.

Com o novo espaço, Vitor Valim espera que o município saia na frente na atração de investidores. “Essa doação do terreno vai deixar a cidade de Caucaia competitiva diante de outras cidades. Milhares de caucaienses vão ter seus empregos garantidos”, ressaltou o prefeito.



Compareceram também ao evento o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, e os deputados estaduais Acrísio Sena, Salmito Filho e Walter Cavalcante, além do vice-prefeito Deuzinho Filho e lideranças locais.

*Governo do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá