quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Governo do Ceará e Prefeitura entregam maior areninha do estado


Com mais de 13 mil m², o equipamento vai servir como opção para os moradores do Antônio Bezerra e de bairros vizinhos, beneficiando mais de 150 mil pessoas de Fortaleza

Desportistas do bairro Antônio Bezerra, na capital do Ceará, ganharam nesta quarta-feira (27) mais uma opção para a prática de atividades esportivas, especialmente o futebol. Na oportunidade, o Governo do Ceará e a Prefeitura, por meio do Programa Juntos por Fortaleza, entregaram mais uma areninha, construída onde ficava localizado o Estádio Antony Costa, praça esportiva tradicional na região. Com esta, já são 36 equipamentos do tipo na cidade à disposição da população. O pontapé inaugural do campo foi dado pelo governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio.

“É a maior areninha construída no Ceará. Essa política de areninhas quem começou foi o Roberto (Cláudio) e sou fã dela. Para combater violência temos que trabalhar o fortalecimento policial, inteligência, tecnologia, que é o que estamos fazendo. Por outro lado a gente trabalha também a prevenção, e a primeira coisa fazemos é trabalhar a educação, dar escola de tempo integral para nossas crianças. O outro caminho da prevenção é o esporte e o lazer. Com essa política de areninha já são quase 40 areninhas em Fortaleza e vamos construir 70 ao todo. Estamos levando esse programa para todos os 184 municípios cearenses. Essa areninha vai servir à população com escolinha de futebol de manhã, à tarde e à noite”, enfatizou Camilo Santana sobre os papéis que um espaço desse desempenha na comunidade. Além de Fortaleza, outras 75 areninhas já foram inauguradas no interior do estado.


A praça esportiva foi construída em uma área total de 13.677,09 m² e contou com um investimento de R$ 1.638.053,55. Além do campo com grama sintética para a prática do futebol, o espaço foi equipado com arquibancada, mureta, vestiário, alambrado, piso podotátil, nova iluminação artificial e lixeiras. Além dessas modificações, a intervenção no entorno foi responsável pela colocação de piso intertravado, rampas de acessibilidade e uma espécie de complexo esportivo, com quadras de futsal, volêi de praia e futevôlei. Além da comunidade do Antônio Bezerra, a areninha vai servir à população de bairros vizinhos como Autran Nunes, Dom Lustosa, Padre Andrade, Olavo Oliveira, Quintino Cunha e Pici, beneficiando mais de 150 mil pessoas.
Esporte, lazer, convivência e economia


Quem passa pelo local percebe a identificação das pessoas com o espaço. O prefeito Roberto Cláudio enalteceu esse laço entre a comunidade e o equipamento. “A gente espera que o esporte, o lazer, a cultura, a família, o espírito da comunidade e a paz possam graçar aqui na areninha Antony Costa. Essa areninha é uma homenagem à memoria do bairro, porque esse estádio é um dos símbolos de referência do Antônio Bezerra. É agora um espaço de primeira para ter vida, música, comércio e futebol todo santo dia. É um espaço de referência e centralidade para quem mora aqui no bairro”, frisou o gestor municipal.

A nova área de lazer, esporte e convivência do Antônio Bezerra agradou os moradores da região. A enfermeira Ana Lívia Muniz (34), mora no quarteirão vizinho a areninha. Ela compareceu à inauguração com sua filha de sete meses e se mostrou surpresa com a melhoria realizada no local. “Ficou maravilhoso para a comunidade, para a gente que quer vir fazer uma caminhada, passear com os filhos. Antes, não tinha esse espaço para a comunidade e o que tinha era mais difícil de ir pela distância”, comemorou a moradora, que informou que seu filho de 16 anos também vai aproveitar bastante a nova praça esportiva. “Vou colocar meu filho nesse projeto social que vai oferecer escolinha de futebol para as crianças e jovens da comunidade”, disse a enfermeira.


Um equipamento do porte da areninha do Antônio Bezerra tem participação fundamental em outros segmentos da comunidade que vão além do esporte e lazer. José Bezerra tem 39 anos e está sem emprego fixo há quase dois anos. A forma que ele encontrou nesse período de crise que o Brasil atravessa para levar o sustento de sua família foi comercializar comida na rua. O autônomo mora em um bairro vizinho ao da areninha e disse não ter local fixo para vender suas porções de batata frita, mas com a inauguração do equipamento, ele disse que vai aproveitar a boa movimentação no espaço para vender mais. “Fiquei sabendo da inauguração e resolvi arriscar. Já vendi quase tudo. Isso aqui vai ser sucesso para nós comerciantes. Vou passar a vir quase todos os dias vender minhas batatas. Aqui tem público para todos os vendedores. Só temos que agradecer ao poder público pelo belo serviço”, reconheceu o cidadão.

* ceara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá