terça-feira, 26 de novembro de 2019

Érika Amorim alerta para aumento de violação de direitos de crianças

Deputada Érika Amorim
Foto: Máximo Moura

A deputada Érika Amorim (PSD) apontou preocupação com o crescimento dos casos de violação a direitos de crianças e adolescentes no Ceará, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (21/11).


Segundo a parlamentar, dados divulgados pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos), ferramenta ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), colocam o Ceará como o 7º estado no número de denúncias reacionadas a crianças e adolescentes, apenas em 2019.

“Neste período foram registrados 2.961 tipos de violações, encabeçadas por casos de negligência, representando 38%, seguidas por casos de violência psicológica, física e sexual”, salientou Érika Amorim.

A deputada alertou que a situação é ainda mais preocupante porque há muitos casos subnotificados. “Ouvimos muitos relatos de gente que teme fazer a denúncia”, lamentou.

A deputada defendeu um investimento nas políticas de atendimento aos jovens, envolvendo as redes de saúde e de educação. “Precisamos, de uma forma geral, fortalecer todos os setores que trabalham com o público infantojuvenil, os preparando para detectar sinais de violência”, assinalou.

Érika Amorim registrou ainda que nesta quarta-feira (20/11), o município de Caucaia recebeu uma comitiva de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na visita, foi avaliado o trabalho desempenhado pela Prefeitura na redução da desigualdade e garantia de direitos de crianças e adolescentes.

“Foi um momento muito positivo, em que foi reconhecido o papel do programa Busca Ativa Escolar, que visa resgatar para a sala de aula alunos em situação de evasão escolar e abandono”, ressaltou a deputada.

Ela também destacou que nesta sexta-feira (22/11) acontece o Encontro do PSD Mulher, em Fortaleza. O evento vai ser realizado na Fábrica de Negócios, a partir das 8h. “É um importante momento para fortalecer o engajamento político das mulheres no partido”, pontuou a parlamentar.
RG/LF

* al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá