domingo, 31 de março de 2019

Juntos por Fortaleza: brinquedopraças garantem desenvolvimento das crianças; Capital recebe 8° equipamento


Em mais uma ação do Juntos por Fortaleza foi entregue a 79ª brinquedopraça do Estado

“É um mundo de opções de brincadeiras, tudo dentro de um espaço seguro e protegido”. Assim classificou Helloana Santos, de oito anos, seu novo local de diversão. Helloana foi uma das primeiras crianças a aproveitar a nova brinquedopraça inaugurada na noite dessa sexta-feira (29), no bairro Sapiranga. Esta é a 8ª brinquedopraça da Capital, e a de número 79 do Estado.

A mais nova brinquedopraça está instalada na Praça do Polo de Lazer da Sapiranga. A praça passou por ampla requalificação e, na ocasião, também foi entregue totalmente renovada. O governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participaram do momento. “Recuperar um espaço desse é entregar de volta o convívio das famílias. Aqui é um espaço da família”, apontou Camilo.



O governador também ressaltou a importância do Estado e município trabalharem em parceria. “O Juntos por Fortaleza soma esforços em todas as áreas, como na saúde, segurança, urbanização, e aqui é uma delas. Urbanizar os espaços públicos, melhorar a qualidade de vida das pessoas, dar espaços para crianças e jovens. Quem ganha com isso é o povo de Fortaleza”.

A construção de brinquedopraças faz parte do Programa Mais Infância Ceará, criado em agosto de 2015, e que se tornou política de estado após o governador Camilo Santana sancionar a Lei do Programa Mais Infância, recentemente, no Palácio da Abolição. O programa abrange os 184 municípios cearenses, busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, e estrutura-se em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.



As primeiras-damas do Estado e de Fortaleza, Onélia Santana e Carol Bezerra, respectivamente, estiveram no local. Também marcaram presença a secretária estadual de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, o deputado federal Leônidas Cristino, deputado estadual Lucílvio Girão, o presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Antônio Henrique, e os vereadores Ziêr Férrer e Dummar Ribeiro.

“Todo mundo acha que o Programa Mais Infância é só praça, mas temos muito mais. Temos, por exemplo, visitas domiciliares. É uma parceria entre prefeitura e Governo do Ceará, mas, acima de tudo, é uma parceria com a comunidade que precisa cuidar e aproveitar os espaços”, afirmou a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, idealizadora do Mais Infância Ceará. “O foco é fortalecer o vínculos da criança com a família”, ressaltou Onélia.

Em discurso, a primeira-dama de Fortaleza agradeceu ao governador pelo trabalho realizado para o bem das famílias cearenses. “Tenho orgulho de estar em um Estado que trabalha a infância. Essas praças nos enchem de alegria. As famílias precisam aproveitar porque aqui as crianças aprendem coisas importantes como dividir espaço”, observou Carol Bezerra. “Nós vamos começar a entregar espaços de leitura e aqui será instalado um. Está comprovado que se os pais lerem com os filhos pelo menos três vezes por semana o desenvolvimento cognitivo da criança será muito grande”, alertou.
Estrutura



A brinquedopraça é cercada de alambrado, tem área de 240m², conta com piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. O investimento é da ordem de R$ 180 mil. A contrapartida dos municípios é a manutenção das praças em bom estado de uso e de conservação.
Juntos por Fortaleza



A implantação de brinquedopraças faz parte das ações do programa Juntos por Fortaleza, que reúne esforços da Prefeitura e do Governo do Ceará em prol da implantação de melhorias nos espaços públicos da Capital. O programa promove oportunidades de lazer, cultura e esporte, em convívio coletivo num único espaço.

“A resposta da família ocupando as praças é a melhor forma de combater a violência”, ressaltou o prefeito Roberto Cláudio. “O governador Camilo tem dado toda parceria necessária. Na política, hoje, o que se vê é briga, política que não presta o serviço nobre de atender a população, mas temos em nosso Estado um governo honesto, reconhecido no Brasil. Aqui, Governo e Prefeitura trabalham juntos, deixando de lado qualquer vaidade porque o que interessa é planejar e trabalhar juntos. Muito obrigado pelo trabalho, seriedade e parceria”, agradeceu Roberto Cláudio.

Com o processo de requalificação a Praça do Polo de Lazer da Sapiranga passa a contar, em seus 5.445m² de área, com academia ao ar livre, cachorródromo, bicicletário, mesas de jogos, quadra de zumba com palco, quadra poliesportiva e campo de areia, que ganhou arquibancada com capacidade para cerca de 200 pessoas. A reforma do espaço contemplou, ainda, melhorias na estrutura, com piso intertravado em concreto pré-moldado, bancos padronizados, iluminação em LED e projeto paisagístico. Também foi refeita toda a acessibilidade da praça por meio da construção de rampas de acesso. O investimento realizado pela Prefeitura na requalificação foi de R$ 204.160,95.
Prestação de serviços



Além da nova praça, as famílias que compareceram ao local puderam aproveitar da prestação de serviços oferecidos gratuitamente pelo Caminhão do Cidadão. Atualização cadastral da Receita Federal, emissão de antecedentes criminais, RG e CPF, além de atendimento online são exemplos de benefícios colocados à disposição dos moradores da Sapiranga.

O Ônibus Mais Infância era um dos espaços mais movimentados. Nele estavam sendo realizadas oficinas de pintura de rosto, gesso, penteado, manicure e corte de cabelo. “Aproveitei pra tirar minha nova identidade. Nem pareço mais com a foto antiga, de quando tinha 15 anos”, brincou a comerciante Paula Cavalcante, comemorando a atualização do documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá