Em cinco meses de implantação, o tempo de internação no HGCC diminuiu e houve também a redução do tempo para resultados de exames. No mês de fevereiro, por exemplo, foram realizados 2.134 atendimentos na emergência. Em janeiro, esse número foi de 1.993. Mesmo fevereiro sendo um mês mais curto, o Hospital César Cals conseguiu reduzir o tempo de permanência de 4.4 dias para 3.2 dias. Uma redução de 1.2 dias.
“Parece pouco, mas o impacto desse indicador diz que um dia de redução num hospital de 300 leitos, como é o caso do HGCC, equivale a um ganho de 49 leitos, conforme estudos do Institute for Healthcare Improvement (IHI – Instituto para Melhoria da Saúde, em tradução livre), dos Estados Unidos”, afirma Thaís Falcão, assessora técnica responsável pelo Projeto Lean no HGCC.
Benefícios
Todas as ações envolvidas visam também a segurança do paciente. A agilidade é pensada no sentido de favorecer o atendimento, promover a rotatividade do leito, organizar e priorizar ações no sentido de alcançar menos tempo de internação e com isso, ter condições de atender mais pacientes no setor de emergência.
Tudo é monitorado. Desde a entrada da paciente até o tempo de alta hospitalar. “Com menos tempo de permanência, diminuímos também a possibilidade de infecção hospitalar e o retorno mais rápido para casa, o que só traz benefícios”, ressalta Antônio de Pádua, diretor médico do HGCC.
Encontros diários
De acordo com Thaís Gomes, ao diminuir a taxa de infecção, há mais ganhos para as pacientes e ainda a redução de custos. Com o uso da ferramenta Daily Huddle, a rotatividade dos leitos é maior. O Daily Huddle são encontros diários que acontecem duas vezes por dia. O objetivo é estimular, acompanhar e promover a atuação de cada profissional em suas respectivas áreas.
“Os encontros acontecem às 10h30min e às 15h30min, com a presença de lideranças dos setores de assistência obstétrica, laboratório, serviço social e Núcleo Interno de Regulação”, explica a assessora técnica.
O uso da ferramenta Daily Huddle otimiza os processos de trabalho com reflexos nas altas hospitalares que, agilizadas a partir de resultados com mais rapidez, permitem um maior número de leitos vagos. Todo esse processo está voltado para a estadia segura e eficiente do paciente, sem desperdício de recursos e tempo.
Engajamento
A Direção do César Cals também participa dos encontros diários e acompanha de perto o desenrolar dos fluxos. Ela atua no sentido de incentivar, orientar e conduzir as ações, como novas diretrizes aplicadas aos setores relacionados com a emergência.
“A atuação da Direção, o envolvimento dos diretores e coordenadores, é uma maneira de motivar todos os profissionais. Há inclusive uma maior integração do serviço porque todos participam”, afirma o diretor médico do HGCC, Antônio de Pádua Almeida Carneiro.
Ele destaca ainda os bons resultados alcançados com a efetivação dos encontros diários. “Conseguimos, mesmo com o aumento da demanda, como aconteceu em fevereiro, prestar o atendimento devido, humanizado, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde, e ainda diminuir o tempo de permanência”, diz.
Instrumentos
Para desenvolver as ações do Lean, além dos encontros diários, há o Plano de Capacidade Plena (PCP). É utilizado em momentos indicados para promover de maneira mais intensiva e colocar em prática os fluxos pertinentes a cada setor e serviços da unidade, redefinidos e aprovados pela equipe multidisciplinar. Com isso, agiliza o tempo de permanência e altas hospitalares.
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