domingo, 31 de março de 2019

Brasil assina 6 acordos; Bolsonaro recua e anuncia escritório em Jerusalém.


O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje, em pronunciamento oficial ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que a abertura de um escritório comercial em Jerusalém reforça as relações entre os dois países. O recuo em transferir a embaixada brasileira no país de Tel-Aviv para Jerusalém levou em conta apelos da equipe econômica e do ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno.

"Agora há pouco, tomamos a decisão final, ouvindo inclusive o nosso general Augusto Heleno, ministro de Estado, de abrir em Jerusalém um escritório de comércio voltado para a ciência, tecnologia e inovação", disse Bolsonaro.

O presidente foi aconselhado por Heleno e pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a não fazer a transferência da embaixada. Tamanha é a preocupação com o tema que Tereza receberá representantes de países árabes nas próximas semanas para compensar a visita de Bolsonaro a Israel.
"Reconhecendo os vínculos históricos de Jerusalém com a identidade judaica e também que a cidade é o coração político do Estado de Israel, anunciei hoje que o Brasil abrirá lá um escritório brasileiro para promoção do comércio, investimentos e intercâmbio em inovação e tecnologia." Publicou no Twiter.

Netanyahu agradece visita e celebra abertura de escritório em Jerusalém

Netanyahu agradeceu a visita de Bolsonaro e disse que o encontro entre os dois "é um início novo e maravilhoso" das relações entre os dois países. O primeiro-ministro também comemorou a abertura de um escritório comercial em Jerusalém e disse que pode ser o primeiro passo para que a embaixada seja transferida para a cidade.

"Vou contar um segredo a vocês. Talvez a decisão de abrir um escritório comercial seja o primeiro passo para, quem sabe, a embaixada do Brasil chegar a Jerusalém. Quero abençoar o senhor, amigo, e a sua delegação. Bem-vindos a Jerusalém, capital de Israel", disse.

*Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá