segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PROS deve mesmo ser o destino dos aliados de Cid Gomes


O governador Cid Gomes e aliados mais próximos se reuniram, no último sábado (28), por quase quatro horas, em Fortaleza, com o presidente nacional do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Eurípedes Júnior. Após o encontro, o dirigente confirmou ao Diário do Nordeste a filiação dos principais aliados do chefe do Executivo Estadual à sigla. O presidente comentou que já deixou, inclusive, o modelo da ficha de filiação. Cid, contudo, só deve fazer nesta terça-feira (1º) o anúncio oficial do novo partido.

A reunião ocorreu na Residência Oficial do Governo. Do grupo de Cid, participaram o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o vice-governador, Domingos Filho; o ex-secretário da Fazenda, deputado estadual Mauro Filho; o ministro dos Portos, Leônidas Cristino; e o secretário do Turismo, Bismarck Maia. Já Eurípedes estava acompanhado do vice-presidente do PROS, Júlio Urnau; dos tesoureiros Gilson Lima e Niomar Calazans; dos deputados federais Givaldo Carimbão (PSB-AL) e Hugo Leal (PSC-RJ); e do senador Ataíde Rodrigues (PSDB-TO).

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o presidente nacional do PROS afirmou que já estão confirmadas as filiações dos principais aliados do governador, como as do prefeito Roberto Cláudio, do presidente da Assembleia, José Albuquerque, dos deputados federais e estaduais e de outros ex-filiados ao PSB. De acordo com o dirigente, ele está aguardando apenas a confirmação das filiações de Cid e Ciro Gomes.

O governador Cid Gomes, por sua vez, não confirmou ao Diário do Nordeste sua ida ao PROS. Em entrevista após o almoço com Eurípedes, o chefe do Executivo Estadual confirmou apenas que o PROS e o PDT são os partidos com mais chances de o grupo se filiar, mas que só vai fazer o anúncio oficial amanhã, após nova reunião com aliados. Segundo ele, a decisão será coletiva. “Uma decisão está tomada: o pessoal que estava no PSB deve ir, todo junto, para o mesmo lugar. Os outros (aliados de outros partidos) a gente pode estudar outras alternativas”, disse.

Cid Gomes afirmou que os outros três partidos cujos presidentes nacionais também o convidaram a se filiar (PSD, PP e PCdoB) já foram descartados pelo grupo. Ele lembrou, contudo, que alguns deles deverão acomodar aliados de outros partidos que querem mudar de sigla.

O governador comentou que essa acomodação de aliados será sua “segunda tarefa”, juntamente com a de tentar manter a aliança com partidos como PMDB, PT, PCdoB, PDT, PP e PTB. Conforme Cid, só do PRB, pelo menos 14 prefeitos, um deputado (Manoel Duca) e dois suplentes (Ana Paula e Mailson Cruz) devem sair. “O PRB era um partido que consegui com o (ex-vice-presidente da República) José Alencar. Ele morreu, mudou a presidência nacional, e mudaram aqui a Executiva. Muitos amigos meus não devem mais ficar. Tenho que pensar para onde essas pessoas vão”, explicou.

O chefe do Executivo Estadual fez questão ainda de ressaltar que está mudando de partido porque foi obrigado e não porque quis. Prova disso, alegou, é que deve “doar”, na próxima semana, entre R$ 200 mil e R$ 250 mil que sobraram do PSB Ceará à direção nacional da sigla.

(com informações do Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá