domingo, 22 de setembro de 2013

ESTUDOS AMBIENTAIS DA JAZIDA DE SANTA QUITÉRIA, SÃO ENTREGUES AO IBAMA


O Consórcio Santa Quitéria, constituído pelas empresas Galvani e INB – Indústrias Nucleares do Brasil - protocolou, ontem (19 de setembro), no Ibama em Brasília, o Eia/Rima – Estudo e Relatório de Impacto Ambiental da jazida de Fosfato e Urânio localizada no município de Santa Quitéria- CE, distante 210 km de Fortaleza.

O documento foi entregue à Diretora de Licenciamento Ambiental, Gisela Damm Forattini, pelo diretor de Recursos Minerais da INB e pelo representante da Galvani, Ronaldo Galvani Júnior, acompanhados de outros executivos.

Os estudos mostram, detalhadamente, cada etapa do projeto desde o planejamento até a operação. Detalham ainda, com recursos de fotos e ilustrações, a localização exata do empreendimento e seus principais aspectos ambientais, culturais e econômicos.

A jazida de Santa Quitéria é de fosfato com urânio associado. O projeto prevê a instalação de um Complexo Míneroindustrial que visa a extração, beneficiamento e separação dos dois minerais. Serão duas unidades industriais. Em uma serão fabricados fertilizantes fosfatados e fosfato bicálcio (ração animal). Em outra se produzirá yellowcake – concentrado de urânio que é matéria-prima na geração de energia nas usinas nucleares.

As reservas minerais lavráveis são de 65,6 milhões de toneladas de fosfato e de 80 mil toneladas de urânio. Espera-se produzir durante a vida útil da mina, estimada em 25 anos, 1.050.000 toneladas de fosfato e 127.000 toneladas de urânio.

O investimento previsto no Memorando de Entendimento com o Governo de Estado é de R$ 750 milhões e geração de 800 postos de trabalho. O empreendimento terá impacto econômico em todo estado e afetará diretamente os municípios em torno da jazida.

Os estudos de impacto ambiental, após validação do Ibama, serão disponibilizados às pessoas interessadas para conhecimento de todos e promoção de ampla debate. Haverá Audiências Públicas para que cada um possa se manifestar. O processo de licenciamento ambiental é constituído de três etapas. Os investidores esperam obter a Licença Prévia nos próximos meses. 

Ouvidor Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá