sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Funceme aponta melhora sutil na projeção de chuvas para os próximo 3 meses

As chuvas registradas desde semana passada em todo o Estado animaram os cearenses, e a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) reforçou ootimismo da população para os próximos meses. O órgão afirmou que as chances dos índices pluviométricos ficarem acima da média, nos próximo três meses, aumentaram, de 20%, para 25%. No entanto, ressalta que o quadro para os próximo meses da Quadra Chuvosa de 2013, quando costuma chover com mais frequência no Ceará, ainda é de índices abaixo da média, que é de 713,1 mm.
Apesar da melhoria, índices devem ficar abaixo da média histórica FOTO: Antônio Capibaribe
Em nova projeção realizada na última quinta-feira (21) por técnicos de institutos estaduais e nacionais, a chance das precipitações nos meses de março, abril e maio ser abaixo da média histórica é de 40%. Antes, as probabilidades eram de 45%. Já a percentagem de chover na média manteve-se a mesma: 35%.
Para chegar a essa conclusão, os meteorologistas analisaram as condições termodinâmicas dos oceanos, principalmente o Atlântico, e da atmosfera. “Notamos que houve uma leve melhoria nas condições do Atlântico, mas, apesar disso, devemos ter precipitações abaixo da normal no período entre março, abril e maio no Ceará. É importante ressaltar também que é
característica de anos como este uma irregularidade temporal e espacial das chuvas”, informa Meiry Sakamoto, gerente do Núcleo de Meteorologia da Funceme.
Fatores que levaram a melhorias no prognóstico
Segundo a Funceme, a diferença entre os dos prognósticos se deve ao leve aquecimento no Oceano Atlântico, principalmente na região sul do Ceará, e ao fato de que as duas previsões apontam para períodos diferentes. O primeiro prognóstico abrangia os meses de fevereiro, março e abril. Já o de fevereiro se refere aos meses de março, abril e maio.
FONTE: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá