terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Previsão é de cenário favorável para chuvas no Ceará até a próxima quarta, aponta Funceme

Para esta próxima terça-feira, 28, a previsão é de nebulosidade variável em todas as regiões do Estado com eventos de chuva

Para esta próxima terça-feira, 28, a previsão é de nebulosidade variável em todas as regiões do Estado com eventos de chuva (Foto: Janilton Nicolau )

Modelos de previsão utilizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam cenário favorável para chuvas em todo o Ceará até a próxima quarta-feira, 29. Conforme o órgão, há a possibilidade de precipitações expressivas já nesta noite de segunda-feira, 27, na região Noroeste do Ceará, por conta de formação de áreas de instabilidade.

Já a partir desta terça-feira, 28, todo o Estado deve ficar favorável a receber precipitações. As chuvas devem atingir, principalmente, o interior do Estado, por causa da expectativa de precipitações na região Norte do Nordeste, devido à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

As previsões indicam que a convergência dos ventos alísios entre os estados do Ceará e Rio Grande do Norte são responsáveis por criar instabilidade e, assim, aumentar as chances de chuva.

Em Fortaleza, as precipitações também devem voltar com mais força nos próximos dias. Segundo a Funceme, o favorecimento desse cenário deve ocorrer entre o período da madrugada e a manhã.

Rajadas de vento

Municípios do Interior tiveram um "aumento repentino", como apontou a Funceme, na velocidade dos ventos nesta segunda-feira. Tianguá, na Serra da Ibiapaba, teve rajada de vento de 47,5 km/h. Sobral, Jaguaruana e Quixeramobim foram atingidos por ventos de cerca de 40 km/h.

Esse domingo, 26, também foi de fortes ventos. Sobral registrou 59,4 km/h e Quixeramobim, 55 km/h. Em Sobral, parte de uma casa desabou devido à intensidade da ventania. Na Capital cearense forte chuva e ventania de 47 km/h fizeram com que as telhas do Aeroporto Internacional de Fortaleza saíssem do lugar.

Junto com os ventos, veio chuva entre o domingo e a segunda. Foram registradas chuvas em, pelo menos, 40 municípios entre as 7 horas de domingo e o mesmo período desta segunda-feira. O maior acumulado foi observado em Barroquinha, com 78 milímetros (mm), seguido de Granjeiro, com 77 mm e Camocim, 57,2 mm.

Previsão do tempo


Para esta próxima terça-feira, 28, a previsão é de nebulosidade variável em todas as regiões do Estado com eventos de chuva. Para quarta-feira, 29, é de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões, com possibilidade de chuva.

*O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá